A Teia- Disciplina de Estética e Sociedade 2005/2006
Sessão 1:
O trabalho proposto não é artisticamente novo (possa haver algum?!). Experiências semelhantes têm paralelo nos brasileiros dos anos 60 revisitados algum tempo atrás por João Modé (br).
É uma proposta prática que serve de suporte à teoria.
Assim, cada aluno ou grupo de projecto ‘fia’ e estabelece ligações em rede de acordo com a sua intuição, sem condicionamentos predeterminados. O resultado de cada grupo deverá ser ‘colado’ ao dos restantes grupos.
Durante o processo, os alunos vão escrevendo um ‘diário’, onde devem constar palavras de uma lista que lhes foi distribuída. O elenco é dividido em três categorias: observação das qualidades formais do objecto, da relação subjectiva do individuo com o objecto e finalmente da relação dos dois com a sociedade.
O desenvolvimento do projecto propõe descobertas sucessivas, não só do sentido dos termos mas também do projecto prático e da relação com com os colegas.
Foi proposto aos alunos que os dados contidos nesse diário individual e colectivo venham a servir de elemento de avaliação da disciplina de Estética e Sociedade. Fornecerão de forma progressiva os dados a incluir nos relatórios de projecto Interdisciplinar II.
(Fotos mais abaixo)
Sessão 2
Miguel Duarte, Docente da disciplina:
Seguem alguns registos da 'obra em progresso'.
Diria que a participação é voluntária e empenhada a 150%.
Em 50 minutos tomaram (enquanto fui à secretaria em seg) a decisão de colar os resultados da sessão anterior e suspendê-los no tecto. Mais impressionante, foi a velocidade com que criam relações estruturais com o espaço e com o objecto em si.
Pequenos aranhiços!