Blow-Up | Ampliando a ficção da imagem

DESENHO DE REPRESENTAÇÃO
1º ANO DO CURSO DE DESIGN E MARKETING DE MODA 2010/11
DOCENTES: SOFIA BARREIRA E MARLENE VINHA

Tendo como ponto de partida o filme Blow-Up de Michelangelo Antonioni, foi proposto aos alunos do 1º ano do Curso de Design e Marketing de Moda o desenvolvimento de um objecto tridimensional para o corpo humano. Este seria o resultado de um processo de reflexão que explorasse as possibilidades que o filme motiva na construção de outros significados e na aplicação dos conteúdos abordados ao longo do semestre na Unidade Curricular de Desenho de Representação.
Pretendia-se que tendo um mesmo referente cinematográfico cada estudante partisse da sua sensação, percepção, interpretação individual e subjectiva como motivação para a concepção de uma abordagem própria no desenvolvimento do projecto.
Foram sugeridos, como base de trabalho, os conceitos de: percepção/representação; realidade /mistério -mistério/aparência; mistério/revelação; ordem/anarquia; processo/significado; realidade/ampliação/ abstracção. Estes resultaram como síntese da apresentação e análise do filme orientada por José António Cunha — investigador em análise cinematográfica e actual Presidente do Cineclube do Porto. Já no desenvolvimento da proposta tivemos também a colaboração do Designer de Moda Miguel Flor, que partilhou não só as suas referências visuais como também o seu processo criativo.
Todas as etapas metodológicas — concepção, formalização e estudos para uma ilustração — estão compiladas num dossier individual sintetizado e apresentado num portefólio que acompanha a peça tridimensional e a ilustração final expostos na presente exposição.


Desenho de Exposição: Sofia Barreira e Marlene Vinha
Montagem: Miguel Duarte; Sofia Barreira; Marlene Vinha; Turma do 1º ano do Curso de Design e Marketing de Moda 2010/11

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