O doutoramento em Design de Moda é um curso em associação entre a Universidade do Minho e a Universidade da Beira Interior, acreditado pela A3ES, e que conta com a colaboração de professores de outras instituições de ensino superior portuguesas, como da FAULisboa e da ESART.

Objetivos:

Na actual conjuntura de uma economia global, em constante mudança e crescentemente knowledge-intensive, a inovação surge como um key-driver da competitividade e do desenvolvimento económico sustentável, centrada no utilizador, no mercado e no negócio. Neste contexto, o Design evolui necessariamente como actividade complexa e colaborativa, que envolve a integração de conceitos e conhecimentos que ultrapassam os limites específicos da disciplina, assumindo consequentemente um carácter multi e transdisciplinar. É esta necessidade de interacção e integração de conhecimento de várias disciplinas, saberes e práticas que conduz à adopção de uma abordagem holística do Design de Moda e que se pretende implementar no 3º ciclo de estudos em Design de Moda. O design de moda afasta-se assim, definitivamente, do conceito de estilismo com que frequentemente é associado: o objectivo não é o de criar produtos com estilo, mas sim o de desenvolver responsavelmente produtos com inovação e qualidade, que acrescentem valor ao usufruto estético, emocional e funcional dos utilizadores, inserindo-os, correctamente e com sucesso, no mercado de produtos de moda.
O curso de doutoramento em Design de Moda integra e segue a filosofia da oferta formativa assegurada pelas Universidades associadas, que se inicia com os primeiros ciclos em Design e Marketing de Moda (UM) e em Design de Moda (UBI), continuando nos segundos ciclos em Design de Comunicação de Moda (UM), Design e Marketing (UM), Design de Moda (UBI) e Branding e Design de Moda (UBI-IADE).

A experiência de mais de uma década no ensino em Design de Moda, associada à multidisciplinaridade do corpo docente e à abrangência e interação do plano curricular dão condições sólidas para se formarem Doutores em Design de Moda que contribuirão para a construção de conhecimento novo. A inserção destes quadros, altamente qualificados, no mercado de trabalho contribuirá para melhorar produtos e serviços e fortalecer o posicionamento das empresas nos mercados competitivos internacionais.


Funcionamento e Plano de estudos:

O doutoramento em Design de Moda é organizado anualmente em cada uma das Universidades associadas, decorrendo a primeira edição (ano letivo 2014/15) na Universidade do Minho, Campus de Azurém, Guimarães.

O ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Design de Moda tem 180 ECTS e decorre ao longo de 6 semestres. Segundo o Artº 31º do Decreto-Lei nº 107/2008 este ciclo de estudos integra a elaboração de uma Tese original e a realização de um conjunto de Unidades Curriculares dirigidas à formação para a investigação, denominado Curso de Doutoramento.
Em conformidade, o ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Design de Moda, tendo em conta a multi e interdisciplinaridade do ciclo de estudos e a necessária integração de cinco áreas científicas de conhecimento (Design de Moda, Design, Materiais e Tecnologias, Gestão e Marketing, e Desenho), considera a existência de um Curso de Doutoramento no primeiro ano do ciclo de estudos, com 60 ECTS. Os restantes dois anos, com 60 ECTS cada, incluem a Tese de Doutoramento, perfazendo assim três anos e 180 ECTS.

A/S Unidades curriculares ECTS
1ºAno
1ºSem

Metodologias e Técnicas de Investigação
Research Methodologies and Techniques

5
  Fenomenologia da Moda
Fashion Phenomenology
5
  Branding de Moda
Fashion Branding
7,5
  Interfaces Design de Moda e Tecnologia
Fashion Design and Technology Interfaces
7,5
  Opção / Option 5
  Total 1º Ano/1º Semestre 30
     
1ºAno
2ºSem
Seminários de Investigação em Design de Moda
Reseach Seminars in Fashion Design
10
  Projeto de Tese em Design de Moda Thesis Project in Fashion Design 20
  Total 1º Ano/2º Semestre 30
     

2º e 3º anos 

Tese em Design de Moda
Thesis in Fashion Design
120
  TOTAL 3º ANO 120

 

Comissão Diretiva:

Diretor – Miguel Carvalho (UM)
Vice Diretor – Rita Salvado (UBI)

Contactos:


Departamento de Engenharia Têxtil
Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
Tel. 253 510 280
Fax 253 510 293


carla@det.uminho.pt
www.2c2t.uminho.pt
www.design.uminho.pt

Grau académico que o curso confere: Doutor
 
Áreas de Especialização: Design de Moda