Alba Cappellieri è Professore Ordinario di design del Gioiello e dell’Accessorio Moda al Politecnico di Milano,  presiede il corso di Laurea in Design della Moda, è direttore del corso di alto perfezionamento in Design del Gioiello e del Master in Accessory Design.Dal 2014 è direttore del Museo del Gioiello in Basilica Palladiana a Vicenza e Presidente della Women Jewellery Association Italy
Albertino Gonçalves Professor associado da Universidade do Minho, é director do Departamento de Sociologia. Mestre em Antropologia Cultural e Social, pela Universidade de Paris V – Sorbonne e doutorado em Sociologia, pela Universidade do Minho. A sociologia dos estilos de vida, da cultura e da arte constitui a sua principal área de investigação. Foi responsável pela avaliação do impacto social e cultural da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012. No livro Vertigens, Para uma Sociologia da Perversidade (2009) debruça-se sobre o imaginário contemporâneo.
Araguacy Filgueiras Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1987), Especialista em Engenharia Têxtil - UFC, Mestre em Economia Rural - UFC (2005), Doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT (2008), área de concentração Gestão e Design. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Curso de Design-Moda. Ministra disciplinas de Modelagem plana e moulage e ergonomia do produto. Faz pesquisa e extensão com ênfase em desenvolvimento de produto, artesanato e grupos sociais.
Alessandra Vaccari  Senior researcher at the University IUAV of Venice, where she teaches Fashion History and Theory. Her main field of research consists of early 20th century fashion history and contemporary self-reliant fashion design. On fashion and modernism she published several articles and books, including Fashion at the Time of Fascism. Italian Modernist Lifestyle: 1922-1943, co-edited with Mario Lupano (2009). On self-reliant fashion she developed the idea of an international forum of Self-reliant Fashion Design–Politics and Practices in Fashion Design (organised with Vicky Salías, Buenos Aires 2010); and wrote La moda in tempo di crisi. Il movimento argentino del design indipendente in the book series Abito e identità (Vol. X, 2010).
Alexandra Cruchinho Professora Adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (1975). Investigadora do CIEBA (Centro de Investigação em Belas Artes) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, desde 2007. Doutorada em Gestão e Design pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho com Dissertação sobre o tema: Design – A construção contínua de competências. Concluiu com aprovação por unanimidade, em Dezembro de 2009.
Ana Claudia Mei Alves de Oliveira É Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde orienta pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado e ministra disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica no eixo teórico da Semiótica discursiva. Entre seus objetos de estudo estão questões da marca e do consumo, as produções da comunicação social, da moda, da arte. Atua como consultora de mercado. É membro fundador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), no qual atua como co-diretora desde 1994, coordenando atualmente o projeto temático "Práticas de vida e produção de sentido na metrópole". Presidiu várias associações como AISV, ABES, ANPAP. Participa de conselhos científicos nacionais e internacionais. Publicou vários livros e artigos.
Ana Cristina Broega Doutora em Engenharia Têxtil – Física Têxtil (Ramo: Conforto) e Mestre em Design e Marketing Têxtil pela Universidade do Minho; É professora auxiliar da Universidade do Minho, atuando nos cursos de 1º ciclo em Design e Marketing da Moda e no Mestrado em Design e Marketing nas disciplinas: Design de Vestuário, Design de Acessórios de Moda (Calçado), Preparação de Coleções e Conforto e Fisiologia de Vestuário. É investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho desde 1997.
Ana Margarida Fernandes, doutora em Design pela Universidade Técnica de Lisboa; Mestre em Design e Marketing Têxtil pela Universidade do Minho;  É professora adjunta da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na área do Design de Moda e Têxtil e coordenadora do Mestrado em parceria com a Universidade técnica de Lisboa na área do Design de Vestuário e têxtil. É investigadora no CIAUD, centro de investigação em arquitectura, urbanismo e Design FAUTL.
Ana Mery Shebe De Carli Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Especialista em Artes Visuais. Professora e Diretora do Centro de Artes e Arquitetura - Campus 8/Cidade das Artes e Coordenadora do Programa Institucional-Campus 8/Cidade das Artes da Universidade de Caxias do Sul (UCS/RS).
Ana Ferreira Ramos Arquiteta; Mestre em Engenharia Civil (especialidade de Construções) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; Doutora em Engenharia Civil, especialidade de Construções, pela Universidade de Coimbra; Coordenou dois projetos de investigação na área da educação: projeto "A Relação entre o Aproveitamento no Ensino Secundário e no Ensino Superior" - Politécnica e projeto "AIA |Acolher, Integrar e Acompanhar" - POCI 2010; É Coordenadora Institucional do Processo de Bolonha no Instituto Politécnico de Castelo Branco (onde é docente desde 1998).
Ana Mery Shebe De Carli Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Especialista em Artes Visuais. Professora e Diretora do Centro de Artes e Arquitetura - Campus 8/Cidade das Artes e Coordenadora do Programa Institucional-Campus 8/Cidade das Artes da Universidade de Caxias do Sul(UCS/RS).
Ana Paula Celso de Miranda  Doutora pela FEA-USP. Coordenadora do Núcleo de Design e Professora das disciplinas "Moda e Consumo" e "Moda e Cinema" no curso de Design do CAA-UFPE onde é líder do G-COMO - Grupo de Estudos de Consumo de Moda. Coordenadora do GT Consumo de Moda do Colóquio de Moda. Diretora da ABEPEM - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.Livros publicados: Co-autora de Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos e autora de Consumo de Moda - a Relação Pessoa-Objeto.
Anne Anicet, PhD in Design at the University of Aveiro and Master in Apparel Design and Marketing at the University of Minho, both in Portugal. Professor of Bachelor of  Fashion Design and Coordinator of the Graduate Course on Surface Design, both of Uniritter Laureate International Universities. Partner and designer of the Contexture Textile Studio, Porto Alegre, RS, Brazil.
Arturo Dell'Acqua Bellavitis is the Dean of the School of Design and Coordinator of the Board of Department Directors in Politecnico di Milano. Full professor of Industrial Design in the Design School of Politecnico di Milano, he supervises University Master Courses in Design Management, Interior Design and Fashion Design. Since 1997 he has been supervising the post-degree course in “Manager for Points of Sale Interiors” arranged by the Polytechnic of Milan and Federmobili, which is in the fifteenth edition. He has been vice-president of the Triennale Foundation of Milan for eight years where he developed the project of the Design Museum.  Is currently the President of the Triennale Design Museum Foundation. He is actual President of MFI Milan Fashion Institute a university consortium among Politecnico di Milano, Università Bocconi and Università Cattolica in the area of Fashion Design and Management. He is also President of Ar&dent (Art Design and New Technologies) a university consortium between Politecnico di Milano ed Accademia di Brera.
Bárbara Pino Profesora Asociada  de la Facultad de Arquitectura, Arte y Diseño de la Universidad Diego Portales (FAADudp) en Chile y Responsable de la Internacionalización de la Escuela de Diseño udp. Profesora del Curso Diseño y Anticipación. Faculty member de Magister Territorio y Paisaje FAADudp. Fellow Camera Comercio de Milano - Industria Creativas. Faculty member en el Master De.LUX Design per Luxury - Fashion Management del Politécnico di Milano & Tshingua University. Jurado del Taipei International Design Awards. Visiting Proffesor BIFT (Beijing Institute Fashion Technology). Representante en Chile de Triennale di Milano.
Bernardo Providência Doutorado em Design Produto pela universidade de Girona, Espanha; Mestre em Inovação Empresarial e Gestão Tecnológica pela universidade de Girona, Espanha; Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho, Portugal; licenciado em design de Comunicação, ESAD Matosinhos, Portugal. Professor auxiliar da Universidade do Minho, leccionando nos mestrados de Design de Comunicação de Moda, e no Mestrado em Design e Marketing assim como no 1º ciclo de estudos em Design de Produto.
Carla Costa Pereira Morais is Assistant Professor at the “Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa” in the Fashion Design Degree and in Fashion Design Master. Before she had got a master degree in Design and Marketing, Textil, in Universidade do Minho she was teaching Fashion Design but after 2005 she started teaching in the subjects as Technologies, Materials and Dressmaking. She is researcher of Research Centre for Architecture, Urban Planning and Design (CIAUD) and the main field of her research is Sustainable Fashion, the title of her PHD in Design that she got in 2013 at the Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Carlos A. M. Duarte Licenciado em Design, opção de Design Industrial pelo IADE – University Creative. Concluiu o seu curso de doutoramento em Engenharia de Produção, em 2001 na Universidade da Beira Interior. Obteve o título de Agregado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2012, tendo apresentado a lição “Simplicidade, um parâmetro de Engenharia e de Design”. É professor associado do IADE – Creative University e é membro da UNIDCOM/ IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação. É actualmente Presidente do IADE – Creative University. As suas áreas científicas de interesse são os ciclos económicos associados à história do design, bem como as metodologias de desenvolvimento que envolvem a quantidade relativista de informação em Design. Foi “co-chair” das seguintes conferências internacionais: “Senses & Sensibility” Lisboa, Portugal, Setembro de 2003; “Pride and Pre-Design” CUMULUS Lisbon, Maio de 2005, Portugal; “Design & CC: SOS! – Design and Commercial Communications: Seek Optimal Synergies”, Lisboa, Portugal, Novembro de 2007; “40 IADE 40 from 1969 to 2049”, Lisboa, Portugal, Outubro de 2009; “Senses & Sensibility in Lisbon: Design, Marketing, Advertising, Photography and Visual Culture in the right place”, Outubro de 2011; e UNIDCOM/ IADE’s 7th International Conference’s: Senses & Sensibility in the Right Place, Novembro de 2013 – Florianópolis, Brasil.
Carol Garcia Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Professora do SENAC/SP e Universidade Anhembi Morumbi; Diretora da Modus – Marketing & Semiótica.
Claudia Regina Garcia Vicentini Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, na graduação e mestrado em Têxtil e Moda, na área de design. Engenheira têxtil – FEI. É Doutora em engenharia mecânica pela UNICAMP e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.
Cristiane Mesquita Doutora em Psicologia pelo Núcleo de Subjetividades Contemporâneas (PUC-SP, 2008); professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Design na Universidade Anhembi Morumbi/SP.
Cristina Figueiredo. Docente da Faculdade de Arquitectura da ULisboa. PhD em Biotecnologia pelo I.S.T./U.T.L. sob tema: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE BIODEGRADAÇÃO ÓXICO-ANÓXICO PARA ÁGUAS RESIDUAIS TÊXTEIS, Lisboa/Portugal. MSc. em Biotecnologia/Engenharia Bioquímica pelo I.S.T./U.T.L., Lisboa/Portugal. Licª em Engenharia Têxtil (Ramo Produção) pela U. Beira Interior, Covilhã/Portugal. Membro do ENVERG (Environment Research Group) do IBB do I.S.T./U.T.L. Membro Efectivo do CIAUD (Centro de Investigação de Arquitectura, Urbanismo e Design) da Faculdade de Arquitectura da ULisboa. Áreas de Investigação de interesse: Biotecnologia, Materiais Têxteis, Sustentabilidade Têxtil e de Vestuário, Ecodesign. Coordenadora do Curso de Mestrado em Design de Moda da FA/U.T.L. Avaliadora Científica da ADI (Agência de Inovação). Orientadora Científica no Doutoramento em Design:- Novos Materiais e Técnicas Aplicados ao Bordado de Castelo Branco no Design Têxtil e de Vestuário, provas públicas em 12/06/2012, Muito Bom com Louvor. - A Sustentabilidade no Design de Vestuário, provas públicas em 3/07/2013, Muito Bom com Louvor. Co-Orientadora Científica do Projecto de Investigação de Doutoramento em Design: - O Vestuário Inteligente como Ferramenta para o Design da Performance Desportiva, provas públicas em 18/10/2012, Muito Bom com Louvor.
Daniela Lucena Socióloga y Doctora en Ciencias Sociales por la Universidad de Buenos Aires. Es investigadora del CONICET, especialista en sociología del arte y de la cultura. Se desempeña como docente de grado y de posgrado en la UBA, la UNA y FLACSO Argentina. Es autora del libro "Contaminación artística" (Buenos Aires, 2015) y ha publicado sus trabajos en revistas y catálogos nacionales e internacionales. Es también evaluadora de la Fundación PH15 para las Artes.
Desamparados Pardo Cuenca, graduate in Fine Arts and Europe Ph.D in Design Science from the University IUAV of Venice and Universidad Politécnica de Valencia. Master in industrial design engineering . She works as an associate professor in the department of fashion design of the Escuela Superior de Arte y Diseño and simultaneously as a professor in the department of graphic engineering of the Universidad Politécnica de Valencia, where she teaches from 2005 fashion design projects , methods and tactics of emotional design and trend analysis.
Diana Crane is Professor Emerita of Sociology at the University of Pennsylvania, Philadelphia, PA. She is the author of several books, including Fashion and Its Social Agenda: Class, Gender and Identity in Clothing (2000) and numerous articles, including "Boundaries: Using cultural theory to unravel the complex relationship between fashion and art," in: Adam Geczy and Vicki Karaminas (eds.) Crossovers: Fashion and Art. Oxford, UK: Berg, 2012 and "Auction prices of fashion collectibles: What do they mean?" In: A. M. González, S. Kaiser, and E. Tseëlon (eds.) Critical Studies in Fashion and Beauty, Volume 1. Plymouth: Intellect, pp. 145-150. She is a specialist in the sociology of art, media, popular culture and fashion. She is a co-editor of Critical Studies in Fashion and Beauty.
Elisabeth Murilho da Silva Doutora em Ciências Sociais - Antropologia. Professora do Departamento de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora dos temas: juventude, cultura juvenil e moda.
Evelise Anicet Rüthschilling Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de graduação em Artes Visuais e Design, no Mestrado em Design - PGDESIGN-UFRGS. Coordena o Núcleo de Design de Superfície da UFRGS. UFRGS – Núcleo de design de Superfície.
Fausto Roberto Poço Viana Professor Doutor e Livre docente do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Fernando José Carneiro Moreira da Silva Professor Catedrático em Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA/Ulisboa); Agregação em Design pela Universidade Técnica de Lisboa; Doutoramento, Mestrado e Pós-Doutoramento pela Salford University; Presidente do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design; Presidente do Departamento de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Design, Coordenador da Área Disciplinar de Design, Coordenador dos Mestrados e do Doutoramento em Design, FA/ULisboa; Avaliador da FCT; Honorary Researcher do SURFACE; orientador de várias dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento; coordenação e participação em diversos projetos de investigação; autor de artigos em revistas científicas, capítulos de livros e livros; organização de conferências nacionais e internacionais.
Francisca Raimunda Nogueira Mendes Graduada em História pela Faculdade de Filosofia D.Aureliano Matos-FAFIDAM/UECE (2000). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduaçao em Sociologia da Universidade Federal do Ceará/UFC (Agosto/2004), onde também concluiu o Doutorado em 2009. Tem experiência no ensino de Antropologia, tendo atuado como professora substituta na UFC (2003-2005). Realiza pesquisas sobre o artesanato cearense. Membro do Laboratório de Estudos da Oralidade-LEO (UFC). Professora Adjunto II do Curso de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve pesquisas sobre a moda cearense e orienta trabalhos na área de história da moda, da indumentária e consumo, entre outros. Atualmente, também ocupa o cargo de vice-coordenadora do curso de graduação e co-tutora do Programa PET
Gianni Montagna Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa desde 2012, na área dos sistemas inteligentes aplicados ao vestuário, lecciona as disciplinas de Design de Moda do segundo ano académico da Licenciatura em Design de Moda e com frequência lecciona outras disciplinas ligadas à mesma instituição, como o caso da de Design de Acessórios. É docente convidado do Curso de Doutoramento em Design de Moda da Universidade do Minho em colaboração com a Universidade da Beira Interior onde colabora na leccionação da disciplina de “Interfaces Design Moda e Tecnologia”.
Giulia Ceriani; semiologa, è presidente di baba, istituto di analisi di scenario e ricerca di mercato. E’ dottore in Scienze del Linguaggio (EHESS, Parigi) e Prof. Aggr. di Comunicazione Pubblicitaria e Comunicazione e Consumi presso l’Università di Siena. Tra le pubblicazioni: Moda: regole e rappresentazioni (con R.Grandi, eds,. Franco Angeli 1997), Marketing moving: l’approccio semiotico (Franco Angeli, 2001), Il senso del ritmo (Meltemi Editore, 2003) Hot spots e sfere di cristallo. Semiotica della tendenza e ricerca strategica (Franco Angeli 2007), Imperfezioni (con E.Landowski, eds., et.al. edizioni, 2010)
Giovanni Maria Conti, PhD, Assistant Professor in Industrial design at the Polytechnic of Milan, his research are on dynamics of Innovation connected to processes of Cross Fertilization between Fashion, Knitwear and Culture of the Industrial Design. He is executive secretary of Fashion Design Degree at the School of Design of Politecnico di Milano. Founder and Scientific Coordinator of the website/blog www.knitlab.org, actually, he is the coordinator of the Knit Design Lab and he working on some project in Textile end Knit Design.
Helder Carvalho concluiu a sua licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em 1992, na Universidade do Porto. Nos anos de 1998 e 2004, respetivamente, obteve os seus graus de Mestre e Doutor em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho. A sua ocupação atual é docente e investigador na Universidade do Minho, onde é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Têxtil. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos em diversas interfaces entre o Design de produto e a Engenharia, especialmente no Design Têxtil e de Moda. Ele é o coordenador do curso de mestrado em Design e Marketing e integra a Direção de curso da licenciatura em Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho desde 2005.
Helena Pires is Assistant Professor in the Communication Sciences Department (Institute of Social Sciences), University of Minho, Portugal. She is also a researcher in the CECS (Communication and Society Research Centre), University of Minho. Her teaching and research interests fall mainly within Advertising Studies, Visual Communication Studies and Urban Landscape. She has written several articles and chapters in books. Currently, she carries out a project named Landscape, Culture and Arts of Contemporaneity.
Isabel Gouveia, PhD Textile Engineering (Biotechnology), Professor at University of Beira Interior and Senior Researcher with collaboration with University of Minho, Portugal, and Hacettepe University, Turkey. Vice-President of the Faculty of Engineering 2009-2013. Director of the MSc course in Bioengineering since March 2014. Professor in Colour, printing, dyeing, finishing and biotechnological strategies in the courses of Fashion Design.
Isabella Pezzini è professore di Filosofia e Teoria dei linguaggi presso il Dipartimento di Comunicazione e Ricerca Sociale dell’Università di Roma La Sapienza, dove insegna Semiotica. E’ presidente dell’Associazione Italiana di Studi Semiotici, fa parte della redazione di Versus.Quaderni di studi semiotici, di E/C e di Lexia. Si è occupata dello sviluppo teorico della semiotica, di analisi testuale, dei linguaggi dei media, di semiotica dello spazio e della cultura, con studi sulle forme espressive della contemporaneità e l’immaginario dei consumi.
Joana Bosak de Figueiredo é Mestre em História e Dra. Em Literatura Comparada. Professora convidada em cursos de pos-graduação em Moda no SENAC, na UNISINOS e na UBA - Argentina.
Professora em cursos de Literatura e História, atualmente cursa estudos de pos-doutoramento articulando Moda, História e Literatura no Rio da Prata dos Oitocentos.
Joana Cunha Doutora em Engenharia Têxtil – Design e Marketing pela Universidade do Minho; Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho. É professora auxiliar da Universidade do Minho, atuando nos cursos de 1º ciclo em Design e Marketing da Moda e no Mestrado em Design e Marketing. É directora do Mestrado em Design e Marketing desde 2008 e investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho desde 1996.
José Ferro Camacho is the President of the Pedagogical Council at IADE-U, the Coordinator of the Marketing and Advertising Course and the Director of the Design Management Master. He is the responsible of a research line at UNIDCOM – research unit in design, communication and marketing. As a senior expert in Business Innovation & Industrial Dynamics, he develops consultancy work close to companies, business associations and governmental agencies. Before joining IADE, he was director at INTELI – Intelligence in Innovation and Novodesign. He has acquired a degree in Mechanical Engineering (IST), an MSc in Management and Industrial Strategy (ISEG) and a PhD in Management (ISCTE).
Kathia Castilho Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Presidente da ABEPEM – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda. Dirige o grupo de estudos Moda, Cidade e Consumo no Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) na PUC/SP. É pesquisadora convidada do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais da ECO-UFRJ. Dirige a editora Estação das Letras e Cores.
Laura Zambrini Socióloga y Doctora en Ciencias Sociales (FSOC-UBA). Investigadora Asistente CONICET. Prof. Titular de Sociología en la carrera de Diseño de Indumentaria y Textil (FADU-UBA). Prof. de la carrera de posgrado Sociología del Diseño (DISO-FADU-UBA) y en el Doctorado en Diseño de la Universidad de Palermo (UP). Es coordinadora, junto a la Dra. Daniela Lucena, del Grupo de Estudios Sociológicos sobre Moda y Diseño (GESMODI) en el Instituto de Arte Americano (IAA-FADU-UBA). Publicó diversos trabajos en revistas científicas y de divulgación. Trabaja temas relacionados a la sociología del vestir y los estudios de género. 
Madalena Pereira iniciou a sua atividade profissional como Engenheira Têxtil – Ramo Confecção em 1989 , na Indústria durante 10 anos. Em 2007 defendeu o seu doutoramento em Engenharia Têxtil (O desempenho da gestão de operações na indústria têxtil e do vestuário) na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal. É membro da Unidade de Investigação UMTP - UBI e UNIDCOM-IADE -U. É autora e co-autora de vários artigos em: gestão de operações nas áreas de design de moda e indústria têxtil e de vestuário. Atualmente é Professor Auxiliar e Diretora do curso de Design de Moda (UBI) e Diretora do Mestrado em Branding e Design de Moda (UBI / IADE -U) , e Vice-Presidente do Departamento Têxtil e Moda na UBI. Suas áreas de especialização são negócios e gestão da indústria do vestuário; sistemas CAD para vestuário; comportamento do consumidor , novas tecnologias para a indústria do vestuário e tendências no design de moda . Orientadora em vários Dissertações do Mestrado em Design de Moda, Branding e Design de Moda e Engenharia Têxtil, e em Teses de Doutoramento . Membro do comitê científico de várias conferências internacionais na área de Design de Moda, Gestão, Marketing, com revisão de artigos por pares (DESIGNA , Conferência GlobalFashion , CIMODE , CEPESE , CIRCLE, ICIEMC ).
Manon Salles é Doutora e Mestre pela Escola de Comunicações a Artes da Universidade de São Paulo. Graduada em Artes Plásticas com cursos técnicos de moda e história da arte realizados na França e na Itália. Atua como docente nas áreas de moda e arte. Diretora criativa e coordenadora de cursos, congressos nacionais/ internacionais e projetos acadêmicos. Pesquisadora na área da cultura material,desenvolvendo exposições de acervos têxteis de moda e de artes cênicas.
Mara Rubia Sant´Anna Doutora em História, professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Bacharelado em Moda e no Mestrado em História. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa "Moda e Sociedade" e dirige grupo de pesquisa do CNPq sob o mesmo título. É professora associada da Université de Strasbourg - France.
Marcelo Machado Martins Doutor e Mestre em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH-USP. Membro da comissão organizadora do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP. Professor da Universidade Rural de Pernambuco.
Márcia M. Couto Mello Doutora em Arquitetura e Urbanisnmo (UFBA). Coordenadora e professora dos Cursos de Especialização em Moda, Artes e Contemporaneidade e Graduação Tecnológica em Design de Moda na Universidade Salvador(UNIFACS). Professora pesquisadora do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Arquitetura e Urbansmo, vinculado ao PPG em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS). Autora de diversos textos publicados em edições nacionais e internacionais.
Maria Carolina Garcia Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Professora do SENAC/SP e Universidade Anhembi Morumbi; Diretora da Modus – Marketing & Semiótica.
Maria da Graça Guedes, Bsc in Philosophy (University of Porto), Bsc in Geography (University of Porto), Msc European Studies - Social Development (Management School - Minho University), Phd Textile Engineering - Management and Design (Engineering School - Minho University). Research interests: Fashion Design, Branding, Holistic Marketing, Social Responsability oriented Marketing, Market Trends. Managed several courses, and among them 2 design courses: a1st degree course and a Msc course. Supervises Msc dissertation Projects and Phd research projects. Coordinates financed projects in co-operation companies/university focused in marketing opportunities, new products development, and fashion design. Coordinate research projects on Social Responsability implementation in industrial companies. Author of a CSR accreditation system. Co-author of two books: "Green book of the Portuguese Textile Industry", and "Bologne - Projet lead learning". Presented several papers on Marketing, Branding, Competitiveness, New Products Development, and Sustainable Fashion Design.
Maria do Carmo Teixeira Rainho Professora do Bacharelado em Design de Moda da Faculdade Senai-Cetiq e pesquisadora do Arquivo Nacional. Doutora em História Social pela UFF e mestra em História Social da Cultura pela Puc-Rio.  É autora de livros e artigos relacionados à história da moda no Rio de Janeiro,  teoria da moda, moda e cultura visual. Integra o Grupo de Pesquisa do CNPq "Moda, cultura e historicidade".
Maria Claudia Bonadio Doutora em História pela Unicamp. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Senac na área de Design de Moda. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Moda, cultura e historicidade".
Maria de Fátima da S. C. G. de Mattos Doutora em Artes pela ECA/USP e Mestre em História e Cultura pela FHDSS/UNESP. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Moura Lacerda (Rib.Preto/SP) na área de Educação, Arte e Cultura. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Moda, cultura e historicidade" (SENAC).
Maria Eduarda Araujo Guimarães Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é docente do curso de Design de Moda do Centro Universitário SENAC.
Marly de Menezes é doutora na área de Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, defendendo em 2009 a tese intitulada O uso do computador como meio para a representação do espaço: Estudo de caso na área de ensino do Digital & Virtual Design. Em 2000, obteve o título de mestre pela mesma Universidade com a dissertação intitulada O desenho de arquitetura no tempo - Estudo de caso: conteúdo gráfico de três arquitetos portugueses do século XX. Entre 2001 a 2012, foi professora da disciplina de Fundamentos de Computação Gráfica do Curso Superior de Desenho de Moda e Coordenadora da área de Extensão da Faculdade Santa Marcelina. Desde 2005, leciona no Istituto Europeo di Design/SP onde ministra a disciplina de Geometria no curso de Produção Multimídia, Computação Gráfica, nos cursos de Produção Joalheira, Design de Produto e Produção Multimídia e a disciplina de Representação Gráfica nos cursos de Design de Moda e Design de Interiores. Tem experiência no ensino de: desenho e representação gráfica da arquitetura e do design, geometria dos sólidos e descritiva, fundamentos da computação gráfica, desenho de observação e desenho técnico. Trabalha como arquiteta autônoma na cidade de São Paulo.
Mário de Araújo Graduated in Textile Technology at the University of Manchester (UK) in 1971 and in Management at the University of Salford (UK) in 1972. In 1978 was awarded the degree of PhD in Materials Science (Fibre Science) for work in the field of Physical Properties of Fibrous Structures at the University of Strathclyde (UK), in 1983 was conferred the title of Agregação (higher doctorate/ habilitation) by the University of Minho (Portugal), in 1985 was elected Fellow of the Textile Institute (UK), in 2001 was awarded a Honorary Doctorate by the Technical University of Iasi (Romania), in 2003 conferred the title of Honorary Professor at Heriot-Watt University in Edinburgh (UK) and in 2010 The AUTEX 2010 Lifetime Achievements Award (international). He was co-responsible for setting up education and research in textiles (1975) and design (1989) at the University of Minho, Portugal, having pursued his carrier at Minho to become Professor of Textile Engineering in 1985 and Dean of Engineering in 1989. He was President of AUTEX- The Association of Universities for Textiles (International) from 2001 to 2004. He works currently as a consultant, Research Professor (retired) at the Fibrous Materials Research Group of the University of Minho (Portugal) and Expert for the European Commission (Brussels, Belgium) on the ESCO-TEXTAN Reference Group. He has acted as a consultant to many business companies, industrial organizations and government both at national and international level. He has been visiting professor at many universities worldwide. He is in the editorial/ scientific advisory board of a number of major scientific journals. He is the author or co-author of 13 textbooks, over 100 technical papers, and of over 300 presentations of original work at international scientific and technical meetings. He is the joint holder of 6 patents. His current research interests are as follows: Engineering Design of Fibrous Materials & Structures, Technical Textiles, Supply Chain Management in the Fashion Industry..
Marizilda dos Santos Menezes Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU/US e Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos/ USP. É professora titular da UNESP/Bauru (SP) e  Coordenadora do Programa de pós-graduação em Design/FAAC/UNESP.
Mônica Moura Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Artes Visuais e Licenciada em Educação Artística (Arte-Educação) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É Professora Assistente Doutora e Pesquisadora em Design no Programa de Pós Graduação e no Departamento em Design da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Olga Maria Coutinho Pépece Pesquisadora nas áreas de Cultura e Consumo e Comportamento do Consumidor. Professora de Graduação e Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Maringá. Membro do GIPEM - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos de Marketing.
Patricia Mello Souza, Doutora e mestre em Design pela UNESP com pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no Politécnico de Milão. Docente da Universidade Estadual de Londrina, atua em Design de Moda nos temas: processos de construção; modelagem tridimensional e criação; cross fertilization. 
Patrizia Calefato is Professor at the Department of “Lettere Lingue Arti: Italianistica e Culture comparate” of the Università degli studi di Bari “Aldo Moro”, Italy. She is also Affiliated Professor at the Center for Fashion Studies, Stockholm University, Sweden. Her main fields of interest are: the social dimension of language, Fashion studies, Sociosemiotics, Cultural studies, Gender studies. Her recent researches cover subjects as: the signs of luxury, lifestyles and excess in the contemporary age; the relationships between fashion and time; écriture and the new media. Her main recent publications include: Luxury. Lifestyles and Excess London-New York: Bloomsbury, 2014; La moda oltre la moda, Milan: Lupetti, 2011; Metamorfosi della scrittura, Bari: Progedit, 2011; Body and Beauty, in Berg Encyclopedia of World Dress and Fashion: Volume 8 – West Europe, 2010; Fashion as cultural translation: knowledge, constrictions and transgressions on/of the female body, in “Social Semiotics”, 2010; On myths and fashion: Barthes and cultural studies. Sign Systems Studies, vol. 36, Tartu University, 2008; Mass moda, Rome: Meltemi 2007; Che nome sei? Nomi, marchi, tag, nick, etichette e altri segni, Rome: Meltemi, 2006; The Clothed Body, Oxford: Berg, 2004.
Paula Miguel Socióloga, especializada en sociología de la cultura y análisis cultural y Doctora en Ciencias Sociales por la Universidad de Buenos Aires. Es Profesora Titular de Sociología en la Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo e investigadora y docente en la Facultad de Ciencias Sociales de esa misma universidad. Sus temas de investigación abordan la producción de las industrias creativas y las dimensiones culturales de la economía. Entre sus publicaciones se encuentra Emprendedores del diseño. Apuntes para una sociología de la moda (Eudeba, 2013).
Pedro Bessa Doutorado em Design pela Universidade de Aveiro (2005), e M. A. em Fine Art and Theatre: interdisciplinary and theoretical studies, pela Wimbledon School of Arts/ University of Surrey (1993). É Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e membro do ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (UA e UP); área de investigação: Design e Estudos de Género; Editor associado de The Design Journal  (EAD, Salford), de 1998 a 2002; Director da Licenciatura em Design da U.A. 2007- 2010; Director do Mestrado em Criação Contemporânea da U.A. desde 2012.
Pierluigi Cervelli was born in Rome in 1976. After the Degree in Communication Studies at the University of Bologna, during 2002, he concludes the Ph.D. in Semiotics and Psychology of symbolic communication at the University of Siena (2007). His basic research interest is a semiotic perspective on the relation between urban space and cultural marginality, in particular about urban outskirts, migrations, globalisation. Cervelli has been teaching at the Universities of Siena and of Roma “La Sapienza” as a free-lance Professor, since 2006 to 2009, before becoming Research Professor in 2009, in the Faculty of Political Sciences, Sociology and Communication studies, University "La Sapienza" of Rome, teaching now General Semiotics and Semiotics of Consumption. In the same period (2002-2009) he worked as a human resources consultant and as a free lance researcher in customer experience analysis. He lectured in France and in Brazil, where he has been visiting professor at the PUC of São Paulo.
Rafaela Norogrando PhD em Design e Mestre em Antropologia Social e Cultural. Com formação em design de moda também possui MBA em Marketing, Especialização em Moda e Comunicação, Design de Produto e outras formações técnicas realizadas no IED, London College of Fashion e Central Saint Martins. Durante muitos anos atuou como designer de calçados em uma das maiores empresas do setor e atualmente é pesquisadora associada ao ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e docente no Instituto Politécnico de Viseu e Universidade da Beira Interior.
Raul Cunca Doutor em Design de equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Mestre em design industrial pela Domus Academy de Milão. É desde 1994 Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Professor visitante do Master em design industrial da Facoltà di Architettura da Sapienza Università di Roma. Membro de várias Comissões Científicas, destando-se com Referee do periódico diid_disegno industrial industrial design e membro do painel internacional de Referees do Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca – MIUR, Itália. São da sua autoria os livros Territórios Híbridos, UL-FBA, 2006 e A Magia da Polaroid - Colecção Raul Cunca —The Magic of Polaroid – Raul Cunca Collection , Casa da Cerca, publicado em 2012.
Regina Sanches Bachelor of Mechanical Textile Engineering at Centro Universitário da FEI (1987), B.S. in Mechanical Engineering at Universidade Estadual de Campinas (2001) and Ph.D. in Mechanical Engineering at Universidade Estadual de Campinas (2006). Since 2006 has worked at School of Arts, Science and Humanist of São Paulo University as professor of Textile and Fashion Course and since 2011 is associate professor. Responsible by the disciplines of Technology of Knitting on undergraduate and graduate courses. Researches in the area of textile materials and knitting technology.
Renata Pitombo Cidreira é Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2003), onde também fez o mestrado (1997) e graduou-se em jornalismo (1992). Em 2011 fez pós-doutorado em sociologia no Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano, da Université René Descartes (Paris V – Sorbonne), onde também cumpriu estágio doutoral em 2001. Entre 2003 e 2006 coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção de Moda da FTC Salvador, onde liderou o grupo de pesquisa Moda Mídia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e líder do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (UFRB), cadastrado no Cnpq. Também atua na Pós-Graduação em Moda, Artes e Contemporaneidades (UNIFACS) e no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), além de participar como pesquisadora do grupo Estética e existência (UFBA), cadastrado no Cnpq. É autora dos livros A sagração da aparência (EDUFBA, 2011) e Os sentidos da moda (Annablume, 2005).
Rita Andrade é professora do programa de pós-graduação em arte e cultura visual e da graduação em design de moda da faculdade de artes visuais/ufg. Mestre em história dos tecidos e do vestuário (universidade de southampton) e doutora em história cultural (puc/sp). Investiga historias sobre roupas e tecidos em sua circulação social, como artefatos da cultura material e das visualidades.
Rita Ribeiro holds a PhD in Sociology and a MA in Anthropology.  She is Assistant Professor at the Department of Sociology, Institute of Social Sciences, University of Minho, and member of CICS – Research Centre for the Social Sciences. Her main fields of research are identity studies, cultural policies, and consumption studies.
Rossana Gaddi graduated in Industrial Design at Politecnico di Milano and Ph.D. in Design and technology for the enhancement of cultural heritage. Is a Communication designer since 2003, she has designed communication for fashion and textile, culture, events, advertising, publishing and services. At the Design Department of Politecnico di Milano she studies communication for fashion and culture system, and she is member of the research section of “Product, Strategies and Services”. She is Contract Professor of Visual Design at the School of Design of Politecnico di Milano, and member of the Master faculties of the Consortium Poli.Design and MFI (Milan Fashion Institute - Catholic University, Bocconi University, Milan Polytechnic).
Rui Alberto Lopes Miguel é licenciado em Engenharia Têxtil (1985) pela Universidade da Beira Interior (UBI). Durante oito anos trabalhou como engenheiro têxtil na Indústria Laneira. Em 1987 iniciou a sua carreira académica na UBI nas áreas da Engenharia Têxtil e Design de Moda. Foi investigador no CSIC – Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Barcelona, Espanha, na área da mecânica e desempenho dos tecidos, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. É Doutorado em Engenharia Têxtil pela UBI (2000). É investigador da Unidade de I&D Materiais Têxteis e Papeleiros da UBI. Foi membro do Conselho Geral da UBI e consultor da Força Aérea Portuguesa para o design e desempenho dos tecidos. É Professor Associado, Diretor do Curso de Doutoramento em Engenharia Têxtil, Presidente do Departamento Têxtil e membro do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia da UBI. É membro do Conselho Consultivo da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Esteve envolvido em vários estudos e projetos com a indústria. É autor e co-autor de mais de 150 capítulos de livros e artigos em revistas e conferências nos domínios da física têxtil, têxteis e vestuário inteligentes e design de moda.
Silgia Aparecida da Costa – Associator professor: School of Art, Sciences and Humanities, University of São Paulo. Pós-doc: Departament of Engineering of Polymer -  University of Minho, Portugal, Grup 3B´S.PHD: Engineering Textile in Department of Engineering Textile - Minho University – Quimarães, Portugal, MSc: Industrial Biotechnology, School Engineering of Lorena, EEL/USP, Graduation: Industrial Chemical Engineering, School Engineering of Lorena, EEL/USP – Brazil.  Research with use of natural polymers generated by agro-industry and fishing industry developments for fiber for medical applications. LPTT - Research Laboratory Technical Textiles - EACH / USP.
Silvana Mota-Ribeiro.Assistant Professor. Teaches at the University of Minho, since 1996, in the Department of Communication Sciences. Member of CECS – Communication and Society Research Centre, University of Minho. Graduated in Communication Sciences, Master in Sociology of Culture and Lifestyles and PhD (European) in Social Semiotics of Communication. “Invited researcher” at the University of London (2005-2006), working with Gunther Kress. Has been working and publishing mainly in visual analysis, gender discourses, semiotics of fashion, advertising images in women’s magazines and fashion magazines and visual representaions in general. Has supervised several Master dissertations within the field of fashion images and gender and fashion.
Solange Riva Mezabarba Ph.D. Anthropologist by Universidade Federal Fluminense in Rio de Janeiro investigating consumption, apparel and fashion. Master in Anthropology with post graduation in Marketing, Finance and Marketing Research.  Graduated in Social Communication (Publicity and Advertisement).  During 15 years have worked for multinational corporations like Coca-Cola, Nabisco and Gillette managing Marketing Research.  Since 2007 has been teaching Consumption Anthropology in fashion design post graduation courses (like Senai Cetiqt and Universidade Cândido Mendes).  At the moment is coordinating a cool hunting extension course at Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro.  Author of many articles about apparel and cities, crossing local culture with the way women choose to dress theirselves.
Solange Wajman Doutora em Sciences Sociales pela Universidade René Descartes, Sorbonne (1994) com pesquisa de Pós Doutorado (2009) na Escola Superior de Teatro e cinema de Lisboa (ESTC). Docente da Universidade Paulista (UNIP) do Mestrado em Comunicação.
Suzana Barreto Martins Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Pós-doutora em Design Sustentável pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Ergonomia pela Universidade Nacional Autônoma do México; é Designer Industrial e especialista em Materiais e Processos Têxteis. Professora da Universidade Estadual de Londrina.
Sylvia Demetresco é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Professora de Visual Merchandising na Ecole Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suíça; editora da revista internacional INSPIRATION, especializada em visual merchandising, na Suíça de 2002 a 2013. Professora na escola do luxo ISTEC, em Paris 2004 a 2013. Autora de vários livros sobre vitrinas, entre outros: VITRINAS ENTRE-VISTAS: MERCHANDISING VISUAL, pela editora Senac e VITRINAS DIÁLOGOS URBANOS, pela editora Anhembi e PARIS CONFIDENCIAL. São Paulo, Editora Estação das Letras e Cores e Memória Visual, 2009. TIPOLOGIA E ESTÉTICA DO VISUAL MERCHANDISING. Editora Estação das Letras e Cores, São Paulo, 2012. Curadora do evento internacional Imagens Urbanas de Visual Merchandising no Rio de Janeiro, 2009, 2010. Fundadora do IMB, Instituto Merchandising Brasil, 2010. SIEP _ I e II e III Seminário Internacional de Pesquisa: CONSUMO – Marca e Cidade, organizadora do evento com Kathia Castilho, na Universidade Anhembi Morumbi e PUC SP, São Paulo, abril 2011, 2012, 2013.
Teresa Franqueira Doutorada em Design pelo Politecnico di Milano, mestre em Design Industrial pela FEUP / ESAD, pós-graduada em Design Industrial pela Glasgow School of Art / CPD e licenciada em Design de Equipamento pela ESAD Matosinhos. Desenvolveu actividade de investigação com Ezio Manzini no Politecnico di Milano (2006 a 2009), onde também leccionou durante esse período. É docente na Universidade de Aveiro e membro da Comissão Executiva do Departamento de Comunicação e Arte da UA. É investigadora na Unidade de Investigação ID+ (UA.UP) e coordenadora do ID+ DESIS Lab, laboratório da rede internacional DESIS – Design for Social Innovation and Sustainability.
Tula Fyskatoris, Mestre e Doutora em História pela PUC-SP. Pesquisa cidade, moda e consumo e suas inter-relações e desdobramentos, com destaque para o varejo de moda na cidade de São Paulo. É editora de livros na área de Moda. 
Valter Carlos Cardim Licenciado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com equivalência do grau pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, pós-graduado em Design de Produtos e Equipamento pela Universidade do Porto, especializado em Design Diretion pela Domus Academy de Milão, MBA em Gestão do Design pelo Instituto das Ciências e do Trabalho (ISCTE), Doutorado em Antropologia - Ramo Cultural e Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a tese: “Fashion, Design, Cultura e Identidade, A Costura Social da Moda em Portugal nos Séculos XIX e XX. Professor Associado na Escola Superior de Design do IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing. É Investigador no CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa.
Zara Pinto-Coelho Department of Communication, Communication and Society Research Centre (CECS), University of Minho, Portugal, PhD in Semiotics of Communication, Assistant Professor in the Department of Communication Sciences, Minho University, Portugal. Director of the research strand Language and social Interaction at the Communication and Society Research Centre, University of Minho. Has done research on discourse and drugs' prevention, discourse and gender, heterosexuality and visual ads in women's magazines.

 


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