Instruções para os autores


As Línguas oficiais do Congresso são o Português/Espanhol/Italiano e o Inglês. A apresentação oral será feita em Português/Espanhol/Italiano ou em inglês. No entanto, o material de suporte à apresentação (slideshow) deverá ser bilingue Português/Inglês ou Espanhol/Inglês ou Italaino/Inglês. Artigos submetidos em Português ou Espanhol ou Italiano devem ser complementados, numa fase final do processo de revisão, com uma versão inglesa. Artigos submetidos em Inglês não necessitam de ser submetidos noutra versão.

A submissão dos artigos é feita eletronicamente, através de um sistema de gestão de conferências, ao qual pode aceder a partir da secção "Submissão de Trabalhos".
Para proceder à submissão, elabore a submissão segundo os seguintes documentos:

Modelo de elaboração dos artigos (Português|English|Español)  (Click na língua desejada)
Lista de controlo de submissão do artigo (Português|English|Español)  (Click na língua desejada)

Por favor notar que a submissão inicial NÃO DEVE CONTER QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS AUTORES OU QUAISQUER OUTROS ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO. Esta informação deverá ser incluída somente na versão final revista, após aceitação dos trabalhos, conforme descrito mais abaixo.


Categorias de submissão
Poderão ser submetidos trabalhos completos ou posters com mini-artigo.

Trabalhos completos
Os trabalhos nesta categoria poderão ser resultado parcial ou final de pesquisas de mestrados ou doutoramentos ou pós-docs. Poderão ser submetidos por graduados, especialistas, pós-graduandos e/ou  pós-graduados, cujos trabalho/artigo tenham relação com o enfoque de uma das 6 áreas que norteiam o evento.
Os artigos completos deverão ter entre 6 e 8 páginas (aproximadamente 2000 a 3000 palavras, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas) e deverão estar formatados segundo o modelo do congresso. Estes trabalhos serão apresentados oralmente no congresso.

Poster com mini-artigo

Os trabalhos nesta categoria poderão ser resultado parcial ou final de pesquisas de Licenciatura (graduação), Pesquisa Artística, Iniciação Científica (tecnológica ou de inovação) em andamento ou concluídos por licenciados (graduados) e/ou em formação, mas obrigatoriamente sob a orientação de um professor (Doutor ou Mestre). Os trabalhos de graduação ficarão inscritos na categoria poster independemente do trabalho ter o orientador como co-autor.
Os artigos para poster deverão ter de 2 a 4 páginas (aproximadamente 1500 palavras, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas).



Processo de revisão

Todos os trabalhos submetidos serão sujeitos a um processo de revisão cega dupla efectuada no mínimo por dois membros do Comissão Científica do CIMODE. Os critérios de revisão serão os seguintes
- Novidade
- Nível da contribuição
- Validade das conclusões
- Perspetiva industrial ou aplicada
- Qualidades formais da contribuição.

1ª fase: Os autores submetem eletronicamente os artigos numa das duas categorias (artigo completo ou poster com mini-artigo). Os artigos devem ser enviados em  PDF não-encriptado ("unsecured"). Nesta fase os artigos NÃO DEVEM CONTER QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS AUTORES OU QUAISQUER OUTROS ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO.

2ª fase: É aberta a submissão eletrónica para a versão final e a versão inglesa dos artigos aprovados. Estas são versões "camera-ready" dos trabalhos, em  formato Microsoft Word, em que deve agora ser incluída a informação sobre a autoria do artigo. Devem ser submetidos o artigo final e a sua respetiva versão inglesa. Caso o artigo original seja já na língua inglesa, não é necessário submeter o artigo noutra língua. Será ainda necessário enviar um formulário respeitante a direitos de autor, que será oportunamente disponibilizado.

No caso de posters com mini-artigo, serão em devido tempo fornecidas indicações relativamente à elaboração dos posters.

Por cada participante registado, serão incluídos no congresso no máximo duas comunicações, e no caso de estudantes registados, no máximo uma. Esses participantes podem ser co-autores de outros trabalhos, desde que esses trabalhos estejam associados a outro registo.

Por cada artigo adicional serão cobrados os valores constantes na tabela apresentada aqui.

Cada artigo pode ter no máximo cinco (5) co-autores.

Todos os trabalhos aceites serão publicados num livro de atas eletrónico (eBook) com ISBN, desde que sejam recebidos dentro do prazo apropriado e estejam conforme as normas de formatação definidas.


As obras publicadas neste congresso serão disponibilizadas em acesso aberto, no site do congresso, após a realização do mesmo, e são licenciadas com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.

 

Licença Creative Commons


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