Direção de mestrado: Helder Carvalho


Candidaturas

1ª fase: 11 a 20 abr. 2023 (para acautelar estudantes estrangeiros que precisem de solicitar visto, mas também com vagas para nacionais) 

2ª fase: 03 a 10 jul. 2023 

3ª fase: 05 a 08 set. 2023


Mestrado em Design e Inovação de Produto Têxtil e Acessórios


Objetivos

A cadeia de valor têxtil e vestuário mundial é fortemente influenciada pelas tendências de consumo e pela moda. Nas actuais condições de mercado, o sucesso de empresas e profissionais do sector requer o desenvolvimento de ofertas diferenciadas pelo design e a inovação orientadas para a criação de valor para o cliente. O Mestrado em Design e Inovação de Produto Têxtil e Acessórios propõe a especialização superior pós-graduada em três áreas: a) Design de Têxteis de Moda, b) Design de Têxteis de Interiores e c) Design de Vestuário.

O curso corresponde às necessidades de formação superior especializada de 2º ciclo e decorre das actuais condições do mercado global da cadeia de valor têxtil e do vestuário. O seu foco principal é o desenvolvimento de produtos inovadores e viáveis do ponto de vista industrial e comercial.

Os objectivos principais do curso são:

  • Complementar a formação específica dos licenciados em Design e Marketing de Moda, Design de Vestuário, Design de Moda, Engenharia Têxtil e outras licenciaturas afins, conferindo formação especializada em Design e Marketing Têxtil e Vestuário;
  • Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Marketing e Design Têxtil e do Vestuário, correspondente às necessidades de criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas da cadeia de valor da ITV nacional;
  • Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas têxteis e de vestuário, que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo; 
  • Criar condições de desenvolvimento de actividades de I&D na área de Marketing e Design Têxtil e Vestuário, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.

Plano de estudos

Consulte a informação detalhada sobre o plano de estudos e as unidades curriculares no Catálogo de Cursos da UM.


Método de ensino/aprendizagem

Ensino por projeto, estruturado em projetos integrados com criação de produtos e portfólio.

 

Destinatários:

Licenciados (formação de 1º ciclo) em  Design e Marketing de Moda, Design de Vestuário, Design de Moda, Engenharia Têxtil e em áreas afins.

 

Horários

Horário misto, definido todos os semestres antes do início de aulas. Consulte o horário  aqui.

 

Duração do curso:

4 semestres, 120 créditos
 

 

Número de vagas:

30


Local de funcionamento:

Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
 

 

Candidaturas:

https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/


e-mail: mdm@det.uminho.pt