Direção de mestrado: Cristina Broega

 

Candidaturas

1ª fase: 11 a 20 abr. 2023 (para acautelar estudantes estrangeiros que precisem de solicitar visto, mas também com vagas para nacionais) 

2ª fase: 03 a 10 jul. 2023 

3ª fase: 05 a 08 set. 2023


Mestrado em Design para a Comunicação de Moda

Objetivos

A moda é criação e comunicação. A comunicação de moda assume múltiplas formas que interagem para criar e desenvolver a imagem de moda da marca: do catálogo ao cartaz, da embalagem ao site,  do showroom ao evento de moda e do stand de feira à da montra e ao expositor, todos os elementos se conjugam. A construção da comunicação de moda requer produtos e técnicas de comunicação avançadas para que as marcas de moda atinjam notoriedade e prestígio internacional.
O Mestrado para a Comunicação de Moda propõe a formação pós-graduada especializada em dois ramos:

a) Comunicação Gráfica e Multimédia, focalizada nos produtos de comunicação como catálogos, catazes, sites entre outros;
b) Merchandising de Moda, cujo alvo é a apresentação física das propostas de moda em showrooms, feiras internacionais, eventos de moda e no ponto de venda.

O curso de Mestrado em Design para a Comunicação de Moda corresponde às necessidades de formação superior especializada de 2º ciclo e decorre das atuais condições do mercado global de produtos de moda.

Os objectivos principais do curso são:

  • Complementar a formação específica dos licenciados em Design e Marketing de Moda, Design de Comunicação e outras licenciaturas afins, conferindo formação especializada em Comunicação de Moda;
  • Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Comunicação de Moda, correspondente às necessidades de comunicação nos múltiplos media e situações de comunicação em presença e à distância, características do negócio de moda;
  • Dinamizar a formação de equipa multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de criação e apresentação dos produtos e marcas de moda aos seus públicos-alvo em particular e à comunidade internacional da moda em geral, de forma valorizante e prestigiante para indústria da moda portuguesa;
  • Criar condições de desenvolvimento de actividades de I&D na área da comunicação de moda, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.

Plano de estudos

Encontre informação detalhada sobre o plano de curso e as unidades curriculares no Catálogo de Cursos da UM


Método de ensino/aprendizagem

Ensino por projeto, estruturado em projetos integrados com criação de produtos e portfólio (integração das duas áreas de especialização).


Destinatários

Licenciados, ou portadores de licenciaturas afins, em:
Design e Marketing de Moda, Design de Moda, Design Têxtil, Design de Comunicação, Design Gráfico, Web Design, Design de Equipamento, Design de Produto, Design de Interiores, Arquitectura, Comunicação, Marketing, Merchandising, Comunicação Social, Jornalismo


Duração do curso

4 semestres, 120 créditos
A conclusão dos 2 semestres escolares confere o Diploma de Especialização


Número de vagas

30 (15 por opção).


Local de funcionamento

Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães


Candidaturas

https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/


Informações

Internet: www.design.uminho.pt
e-mail: cbroega@det.uminho.pt