Direção de mestrado: Helder Carvalho


Candidaturas

1ª fase: 11 a 20 abr. 2023 (para acautelar estudantes estrangeiros que precisem de solicitar visto, mas também com vagas para nacionais) 

2ª fase: 03 a 10 jul. 2023 

3ª fase: 05 a 08 set. 2023


Mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios


Objetivos

A cadeia de valor têxtil e vestuário mundial é fortemente influenciada pelas tendências de consumo e pela moda. Nas actuais condições de mercado, o sucesso de empresas e profissionais do sector requer o desenvolvimento de ofertas diferenciadas pelo design e a inovação orientadas para a criação de valor para o cliente. O Mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios propõe a especialização superior pós-graduada em três áreas: a) Design de Têxteis de Moda, b) Design de Têxteis de Interiores e c) Design de Vestuário.

O curso corresponde às necessidades de formação superior especializada de 2º ciclo e decorre das actuais condições do mercado global da cadeia de valor têxtil e do vestuário. O seu foco principal é o desenvolvimento de produtos inovadores e viáveis do ponto de vista industrial e comercial.

Os objectivos principais do curso são:

  • Complementar a formação específica dos licenciados em Design e Marketing de Moda, Design de Vestuário, Design de Moda, Engenharia Têxtil e outras licenciaturas afins, conferindo formação especializada em Design e Marketing Têxtil e Vestuário;
  • Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Marketing e Design Têxtil e do Vestuário, correspondente às necessidades de criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresas da cadeia de valor da ITV nacional;
  • Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas têxteis e de vestuário, que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo; 
  • Criar condições de desenvolvimento de actividades de I&D na área de Marketing e Design Têxtil e Vestuário, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.

Plano de estudos

 1º semestre curricular

Unidades curriculares
Área científica
Tipo
Tempo de trabalho (horas)
ECTS
Total
Contacto
Marketing e Gestão Internacional do Negócio da Moda
GT
Semestral
140
T – 30
 
5
Metodologias de Desenvolvimento de Novos Produtos
DT
Semestral
140
T – 15
TP - 30
5
Tecnologias e Produtos Emergentes
TT
Semestral
140
T – 15
TP-15
5
Opção Design I
DT
Semestral
140
T – 30
TP – 30
5
Projecto em Design e Marketing I
DT/GT/TT
Semestral
280
T – 15
TP – 45
SE - 30
10

 

2º semestre curricular

Unidades curriculares
Área científica
Tipo
Tempo de trabalho (horas)
ECTS
Total
Contacto
Criação de Marcas de Mercado
GT
Semestral
140
T – 30
TP - 30
5
Engenharia e Design de Produto
DT
Semestral
140
T – 15
TP -15
5
Ciência do Conforto
CT
Semestral
140
T – 15
TP – 30
5
Opção Design II
DT
Semestral
140
T – 30
TP – 30
5
Projecto em Design e Marketing II
DT/GT/CT
Semestral
280
T – 15
TP – 45
SE - 15
10

 

3º semestre curricular

Unidades curriculares
Área científica
Tipo
Tempo de trabalho (horas)
ECTS
Total
Contacto
Metodologias de Investigação
DT
semestral
140
T-45
5
Projecto de Investigação e Desenvolvimento
DT/GT/TT/CT
anual
560
OT-7,5
20

 

4º semestre curricular

Unidades curriculares
Área científica
Tipo
Tempo de trabalho (horas)
ECTS
Total
Contacto
Projecto de Investigação e Desenvolvimento
DT/GT/TT/CT
anual
840
OT-7,5
35

 

DT: Design Têxtil
GT: Gestão Têxtil
CT: Ciência Têxtil
TT: Tecnologia Têxtil

T: Teórica
TP: Teórico-Prática
SE: Seminário

Unidades curriculares opcionais

Opção Design I: Design de Têxteis de Interiores I ;  Design de Têxteis de Moda I ; Design de Vestuário I

Opção Design II: Design de Têxteis de Interiores II ; Design de Têxteis de Moda II ; Design de Vestuário II

 

Informação detalhada sobre as UCs no Catálogo de Cursos da UM.


Método de ensino/aprendizagem

Ensino por projeto, estruturado em projetos integrados com criação de produtos e portfólio.

 

Destinatários:

Licenciados (formação de 1º ciclo) em  Design e Marketing de Moda, Design de Vestuário, Design de Moda, Engenharia Têxtil e em áreas afins.

 

Horários

Horário misto, definido todos os semestres antes do início de aulas. Consulte o horário  aqui.

 

Duração do curso:

4 semestres, 120 créditos
 

 

Número de vagas:

30


Local de funcionamento:

Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
 

 

Candidaturas:

https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/


e-mail: mdm@det.uminho.pt