CONCEITO

DIAGÉNESE

“A vida que já existiu e os vestígios dessa mesma, através dos processos de fossilização, servem como mote à “Diagénese”, coleção para a estação Outono/Inverno 2021/2022. Assim foram selecionados três tipos de processos:

• Os fósseis Cristalizados, dos quais se retiraram elementos de textura, brilhos e cores;
• Os fósseis em Âmbar, que se destacam dos demais pela sua cor característica, bem como as transparências e a “vida” encapsulada no seu interior;
• Os fósseis mineralizados em pedra, sendo este o processo de fossilização mais comum, que nos traz diversas texturas e formas das quais se tirou proveito.

Consistência/Dureza, identidade, autenticidade são quatro dos códigos que facilmente desvendam todo o tom de coleção.”



(IN)PARITÉ 
O grupo optou por seguir a macrotendência CONSCIOUS CLARITY- Embracing the beautiful restraints of living with less, proposta pela WGSN.
A tendência é descrita pela plataforma como “Quanto mais simples melhor nessa macrotendência, a qual explora novos significados para peças com design clássico e atemporal a partir de um ponto de vista sustentável”.
Tal descrição condiz com aquilo que a consumidora ideal para a coleção busca consumir: peças duráreis e, portanto, clássicas, atemporais e de boa qualidade, sempre levando em consideração a sustentabilidade e o conforto.
Tal abordagem pode ser resumido no lema de apenas três palavras do designer industrial alemão Dieter Rams:

“Menos, porém, melhor.”

Clareza Consciente (Conscious Clarity em português) celebra a beleza, a inovação e as oportunidades que surgem quando vive-se com menos, tal como a redescoberta do minimalismo.
A tendência engloba pontos de ação essenciais para o público-alvo do projeto, adepto ao minimalismo, nomeadamente:

1. O design intemporal e durável, refletido em peças neutras e versáteis;
2. valor conseguido através do estilo agregado à funcionalidade;
3. a busca de soluções que evitam o desperdício (sustentabilidade);
4. conceitos criativos inspirados no estilo de vida e na autenticidade do consumidor.



REVOLUTION

Ao longo da coleção [R]Evolution sente-se uma fusão entre o tempo primitivo (passado) e a contemporaneidade (presente), através de contrastes/assimetrias entre formas, cores e materiais. Os acabamentos irregulares, orgânicos e volumosos remetem a antiguidade, assim como as cores quentes e escuras (naturais). Já as formas mais retilíneas e minimalistas, acompanhadas de cores mais frias (artificiais) refletem a atualidade, a era das novas tecnologias e do consumismo.





SIDELINE

Partindo da ideia inicial de Terra, consideramos que a Terra podia ser analisada no sentido de solo como fonte de alimento e origem de plantas. Também pensamos na Terra como planeta, que se encontra inserido num sistema planetário, e que tem a sua própria composição (as várias camadas do planeta na sua estrutura interna, tais como o núcleo e o manto), bem como a sua própria atmosfera, clima, fauna e flora. Por fim, o planeta Terra foi pensado como um local onde o ser humano vive em sociedade. A Terra pode ser analisada de duas formas: como uma sociedade que promove uma vida e uma casa comum para todos os seres humanos; e a Terra como uma diversidade de sociedades, que podem criar uma divisão entre si, fazendo do planeta Terra u local de desigualdade e exclusão social.




TRÍADE 

O conceito desta coleção é o Cogumelo, este fungo proveniente da terra têm uma particularidade especial por ser uma espécie que nos serve de alimento, mas ao mesmo tempo, em alguns casos contém alucinogénicos e veneno, gerando alucinações. 
Será com estas alucinações provocadas pelos cogumelos alucinogénios que o conceito da coleção se vai basear, relacionando o conceito de alucinação com as sociedades atuais Partindo de uma critica ao mundo atual e à deturpação de valores que vivemos hoje em dia, isto é, a sociedade atual está num estado de alucinação em relação ao que é verdadeiramente importante, ou seja, vivemos numa falsa felicidade, onde o importante é o trabalho em excesso e o sucesso profissional associado, em detrimento de valores sociais. 



THE RENEWAL OF LIFE

O tema proposto para esta coleção de Outono/Inverno 22 é “Terra”. A partir desta temática, poder-se-á abordar e refletir de inúmeras maneiras, adquirindo vários significados.
Porém, imediatamente o grupo conduziu o seu raciocínio para o conceito de planeta, uma vez que está diretamente relacionada com o ser humano. A partir daqui construiu-se um mapa mental onde surgiram várias ideias e noções que foram exploradas e analisadas até chegar ao conceito final. 





English