Conferências integradas no Prémio Outros Mercadus `08

Na próxima 4ª-feira, pelas 14h, dois dos vencedores do prémio de design/arquitectura OUTROSMERCADUS '08 estarão  na Universidade do Minho, em Guimarães, para proferir uma conferência sobre as obras que idealizaram. A conferência será no anfiteatro C2.36.  Os trabalhos em debate estão expostos no átrio da Escola de Engenharia (EE).

>>>>> Programa <<<<<

O Prémio tem como objectivo distinguir e promover o reconhecimento público de obras de arquitectura / design / espaços efémeros, levados a cabo no biénio 2006/2007, sendo extensível às mais diversas áreas da cultura, como sejam o cinema, o teatro, as exposições, assim como em espaços públicos, expositores (stands), entre tantas outras intervenções cujo traço comum é o conceito de não perenidade. Trata-se de um Prémio que pretende não só cruzar outras abordagens artísticas cujas componentes criativa e inovadora sejam evidentes, mas acima de tudo premiar
uma intervenção, independentemente da sua escala e do local onde se insira.

Este ano, o Júri do Prémio OutrosMercadus`08, constituído pelo Designer José Manuel dos Santos, que presidiu; Luís Aguiar, em representação da Outros Mercadus; Arqt.º. José Pedro Sousa em representação da Ordem dos Arquitectos; Designer Nuno Gusmão em representação do Centro Português de Design e Arqt.º. Ricardo Carvalho em representação do Ministério da Cultura, atribuiu o Prémio ao projecto QUIOSQUE M. POLI - Quiosque para feiras efémeras de Isabel Cristina Miranda Barbas e Ben Busche.

Segundo o Júri, a obra vencedora revelou um cuidado projectual extremo e um resultado irrepreensível no que toca ao objectivo proposto. O desenvolvimento de uma solução para feiras e mercados temporários que cumprisse com todos os objectivos de logística, de funcionalidade, de integração urbana e de relevo arquitectónico é um exercício complexo. A solução encontrada, mesmo que não agradando a todos os elementos do júri aquando das suas diferentes metamorfoses de fechado / aberto / todo aberto, denota uma escolha sensata no que toca a conceito formal, denota uma grande atenção colocada nos detalhes, na escolha dos materiais e nas imagens escolhidas para registar o produto final, denota uma proposta madura e robusta, capaz de aguentar uma análise cuidada de 360 graus.
O júri decidiu distinguir ainda três candidaturas entre as nomeadas, com três menções: Projecto Cénico para Ciclo 'Convidados Morto e Vivos', constituída pelas peças: D. João Moliére, Fiore Nudo e Frei Luís de Sousa de João Mendes Ribeiro; Projecto Linhas de NaokiSeshimo, ÉduloLin e JunkoImamura; projecto TOLL FREE de Paula Santos, Luís Tavares Pereira e Guiomar Rosa [A] ainda arquitectura.
Segundo o Júri do Prémio, o Projecto Cénico para Ciclo 'Convidados Morto e Vivos' de João Mendes Ribeiro é um elemento cinético com uma aparência impactante que permite servir um conjunto de peças e a interacção com um conjunto de actores. É também uma peça de transição e uma ponte transdisciplinar entre duas formas de arte, a da criação de elementos cénicos e do teatro. Sendo que este concurso não tinha por objectivo comentar ou avaliar quer a peça de teatro neste caso, quer os conteúdos expositivos das estantes propostas, as soluções apresentadas pelos promotores devem revelar uma sinergia implícita e profunda entre contentor e conteúdo, entre suporte e mensagem. Neste caso, o resultado final da solução encontrada emana uma simbiose invulgar com a acção que nela se
desenrola, um bom exemplo da ausência de fronteiras entre o cenário e peça em cena. A solução cénica de uma grande simplicidade revela-se ao mesmo tempo de uma complexidade subtil pela sua presença delimitadora e desafiante no espaço onde está implantada.

A obra Linhas entrou unanimemente na lista dos nomeados, pela simplicidade, mas sobretudo pelo impacto visual. "Explorando uma forte e inteligente expressão geométrica, o projecto Linhas demonstra como uma extrema economia de meios pode produzir um ambiente espacial intrigante e envolvente, que provoca a percepção e convida o espectador à fruição. A constatação do impacto espacial e material desta obra de pequena escala, levou o júri a considerar também este projecto como um exemplo notável que estimula a expansão e a atenção do próprio Prémio OutrosMercadus, a projectos de arquitectura efémera mais reduzidas, próximas do âmbito da instalação."
"Desafiando o sentido clássico da materialidade em Arquitectura, a exposição Toll Free, questiona o que é perene e efémero. O desenho é perene (não abdica do seu rigor) ainda que a materialidade seja efémera ou provisória. É uma exposição onde a arquitectura do nosso tempo reflecte a sua condição paradoxal no interior de uma fábrica abandonada, também ela, afinal, efémera."
A esta segunda edição concorreram 33 propostas, tendo o Júri manifestado a sua satisfação pela qualidade crescente e grande diversidade das obras que se apresentaram a concurso. Ao vencedor cabe a quantia de 10 mil euros.
O Prémio OutrosMercadus `08, Arquitectura / Design / Espaços Efémeros, conta com a organização da Ordem dos Arquitectos [OA] e do Centro Português de Design [CPD]; com o apoio da Associação Portuguesa de Designers [APD], Associação Nacional de Designers [AND], Universidade do Minho – Escola de Engenharia e a Câmara Município de Guimarães; com o patrocínio da empresa Multitema [Gestão da Produção Gráfica], Clipping Consultores e Alexandra
Melo [fotógrafa oficial].

mais notícias...