Apresentação sumária do curso

O desenvolvimento do negócio de moda depende da disponibilidade de quadros superiores especializados, capazes de responder aos desafios do mercado europeu e mundial com criatividade, inovação, rapidez e eficiência.

Nesta abordagem, o curso de Design e Marketing de Moda tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda. Este perfil de conhecimentos e competências transversais permite uma abordagem inovadora e holística ao design de produtos de moda.

 

Objectivos do curso

Dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, elevada rentabilidade e correctamente direccionados para os mercados-alvo.

 

Saídas profissionais

As saídas profissionais dos licenciados são muito diversificadas:

  • gabinetes de criação de produtos de moda,
  • empresas industriais têxteis, de vestuário de moda, de desporto, de acessórios de moda (calçado, malas, cintos, chapéus e outros) e de vestuário de protecção,
  • empresas de distribuição e de comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo, ...),
  • ensino especializado e formação profissional,
  • centros de investigação,

em Portugal e em todos os Estados da União Europeia.

 

Metodologia do curso

Todo o curso segue metodologias de ensino por projecto, associando a aquisição de conhecimentos teóricos à sua aplicação simultânea em trabalhos interdisciplinares, a realizar em equipa com apoio tutorial.

 

Duração

3 anos/6 semestres

 

Depoimento de um aluno

 
A licenciatura de Design e Marketing de Moda (LDMM) é recente na Universidade do Minho e foi estruturada já de acordo com o Tratado de Bolonha. O que, entre outros aspectos, exigiu uma ruptura com o método de ensino tradicional. A relação Docente - Aluno é de grande proximidade e cumplicidade, consistindo numa mais valia para a mútua aprendizagem. Os alunos são constantemente estimulados a aprenderem e desenvolverem competências e soluções para os mais variados problemas. Os docentes estão sempre dispostos a ouvirem os alunos e a orientá-los da melhor forma.

Desengane-se quem julgue tratar-se de um curso só de Estilismo, a LDMM é muito mais abrangente. A moda é vista enquanto tendência dominante, num período de tempo específico. Como tal, esta licenciatura tem áreas de formação bastante alargadas, recorrendo-se de ciências de base - como o Desenho e Ciências Sociais - de ciências complementares - como Tecnologias de Informação e Comunicação - e de ciências de especialidade - como Materiais e Processos Têxteis e Projecto Interdisciplinar em Design.

Os alunos desenvolvem projectos, em grupos, com vista a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares, a desenvolverem competências transversais ao nível da comunicação interpessoal e gestão de tempo (entre outras) e também a desenvolverem produtos inovadores, com base na interdisciplinaridade. No final, estes trabalhos são sempre sujeitos a uma apresentação e defesa públicas.
A divisa do curso é a inovação e criatividade, mas nunca em detrimento da exequibilidade e rentabilidade dos produtos desenvolvidos. Uma filosofia que exige muito dos alunos e professores, procurando assegurar a formação de designers capazes de corresponder às necessidades actuais do mercado, consistindo em vantagens competitivas dinâmicas e vitais para o seu sucesso no sector Têxtil e do Vestuário, mais concretamente no seu mercado.

Uma grande aposta que já começa a mostrar resultados. Em cerca de um ano e meio, o curso conseguiu participar em diversos projectos dentro e fora da U.M., alcançando bastante sucesso. Nomeadamente, com a participação na série televisiva "Morangos com Açúcar" através da concepção de uma colecção de roupa com base em materiais recicláveis e reutilizáveis; a participação em concurso de design internacional; Capa do Jornal Têxtil Jan. 07.
Mostras do grande potencial da LDMM.

(Testemunho do Aluno: Nelson Oliveira)