Instruções para os autores


As Línguas oficiais do Congresso são o português, espanhol,italiano e o inglês. A apresentação oral será feita em português,espanhol, italiano ou em inglês. No entanto, o material de suporte à apresentação (slideshow) deverá ser bilingue Português/Inglês ou Espanhol/Inglês ou Italiano/Inglês. Artigos completos destinados a publicação de acordo com a opção A-Possibilidade 1 (ver abaixo) devem ser fornecidos, na segunda fase de revisão, em versão inglesa traduzida profissionalmente.

 

A submissão dos artigos é feita eletronicamente, através de um sistema de gestão de conferências, ao qual pode aceder a partir da secção "Submissão de Trabalhos".
Para proceder à submissão, elabore a submissão segundo os seguintes documentos:

Modelo de elaboração dos artigos (Português|English|Español)  (Click na língua desejada)
Lista de controlo de submissão do artigo (Português|English|Español)  (Click na língua desejada)


Por favor notar que a submissão inicial NÃO DEVE CONTER QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS AUTORES OU QUAISQUER OUTROS ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO. Esta informação deverá ser incluída somente na versão final revista, após aceitação dos trabalhos, conforme descrito mais abaixo.


Leia, por favor, atentamente, todo o conteúdo desta secção antes de submeter o seu Artigo Completo (opção A1 ou A2)  ou Mini Artigo (opção B).


Categorias de submissão

1.
 Opção A – Submissão de um artigo completo (mínimo 7- máximo 10 pág.), inicialmente pode ser em qualquer das línguas do congresso (português; espanhol; italiano; inglês). Uma vez aceite, (e feitas as devidas correções), a publicação de cada artigo implica a inscrição de, pelo menos, um dos autores no congresso.

Nesta categoria o autor tem duas possibilidades de publicação (2ª fase):

Possibilidade 1 A versão final do artigo em inglês (com qualidade de tradução profissional) pode ser publicada num livro editado pela SPRINGER (a ser proposto à ISI e à Scopus para indexação).

Possibilidade 2: Publicação do artigo completo no livro do congresso (com ISBN), na língua original.


2.Opção B – Submissão de um mini artigo (mínimo 3 - máximo 4 pág.) em qualquer das línguas do congresso (português; espanhol; italiano; inglês), será publicado no livro do congresso (com ISBN). Uma vez aceite, a inclusão de cada mini-artigo implica a inscrição no congresso de, pelo menos, um dos autores. Os trabalhos aceites serão apresentados como póster eletrónico.


Processo de revisão

Todos os trabalhos submetidos serão sujeitos a um processo de revisão cega dupla efectuada no mínimo por dois membros do Comissão Científica do CIMODE. Os critérios de revisão serão os seguintes
- Novidade
- Nível científico da contribuição
- Validade das conclusões
- Perspetiva industrial ou aplicada
- Qualidades formais da contribuição.

1ª fase: Os autores submetem eletronicamente os artigos numa das duas categorias (artigo completo ou mini-artigo), em qualquer uma das línguas do congresso. Os artigos devem ser enviados em  PDF não-encriptado ("unsecured"). Nesta fase os artigos NÃO DEVEM CONTER QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS AUTORES OU QUAISQUER OUTROS ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO.

2ª fase: É publicado o resultado da 1ª fase de revisão e é aberta a submissão eletrónica para a versão final dos artigos aprovados. Os trabalhos aprovados, e já incorporando os pedidos de revisão feitos pela comissão científica, devem ser de novo submetidos em versões "camera-ready" (pdf) e em formato Microsoft Word. Deverá agora ser incluída a informação sobre a autoria do artigo. Será ainda necessário enviar um formulário respeitante a direitos de autor, que será oportunamente disponibilizado.


Por cada participante registado, será incluído no congresso uma comunicação. 

Cada autor pode ter no máximo dois artigos adicionais. Por cada artigo adicional serão cobrados os valores constantes na tabela apresentada aqui.

Cada artigo pode ter no máximo cinco (5) co-autores.

Todos os trabalhos aceites serão publicados desde que sejam recebidos dentro do prazo apropriado e estejam conforme as normas de formatação definidas. Artigos aceites na 1ª fase podem ser rejeitados na 2ª fase caso não sejam respeitados os pedidos de revisão feitos pela comissão científica.


Relativamente aos artigos finais submetidos em inglês na 2ª fase, se a tradução para o inglês não apresentar qualidade adequada, poderão transitar para a publicação no livro do Congresso. De igual modo, os trabalhos que não estejam devidamente formatados de acordo com as regras de formatação do Congresso podem ser rejeitados.

 

Notas importantes:

• Tendo em consideração a limitação dos tempos disponíveis para as apresentações orais, alguns autores podem ser convidados a apresentar o seu trabalho sob a forma de poster eletrónico.

• Pelo menos um dos autores deve estar registado até à data limite assinalada no quadro de registos. Se nenhum dos autores estiver inscrito até essa data, o artigo será, automaticamente, removido do programa e das publicações.

• Todos os artigos que não estiverem dentro dos mínimos e dos máximos de número de páginas estipulados serão rejeitados.


As obras publicadas no livro deste congresso, ou seja, que não sejam publicadas em livro, serão disponibilizadas em acesso aberto, no site do congresso, após a realização do mesmo, e são licenciadas com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.

 

Licença Creative Commons


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