Instruções para os autores


As Línguas oficiais do Congresso são o português, espanhol,italiano e o inglês. A apresentação oral será feita em português,espanhol, italiano ou em inglês. No entanto, o material de suporte à apresentação (slideshow) deverá ser bilingue Português/Inglês ou Espanhol/Inglês ou Italiano/Inglês. Artigos completos destinados a publicação de acordo com a opção A-Possibilidade 1 (ver abaixo) devem ser fornecidos, na segunda fase de revisão, em versão inglesa traduzida profissionalmente.

 

A submissão dos artigos é feita eletronicamente, através de um sistema de gestão de conferências, ao qual pode aceder a partir da secção "Submissão de Trabalhos".
Para proceder à submissão, elabore a submissão segundo os seguintes documentos:

Modelo de elaboração dos artigos (Português|English|Español)  (Click na língua desejada)
Lista de controlo de submissão do artigo (Português|English|Español)  (Click na língua desejada)


Por favor notar que a submissão inicial NÃO DEVE CONTER QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS AUTORES OU QUAISQUER OUTROS ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO. Esta informação deverá ser incluída somente na versão final revista, após aceitação dos trabalhos, conforme descrito mais abaixo.


Leia, por favor, atentamente, todo o conteúdo desta secção antes de submeter o seu Artigo Completo (opção A1 ou A2)  ou Mini Artigo (opção B).


Categorias de submissão

1.
 Opção A – Submissão de um artigo completo (mínimo 6- máximo 8 pag.), inicialmente pode ser em qualquer das línguas do congresso (português; espanhol; italiano; inglês). Uma vez aceite, (e feitas as devidas correções), a publicação de cada artigo implica a inscrição de, pelo menos, um dos autores no congresso.

Nesta categoria o autor tem duas possibilidades de publicação (2ª fase):

Possibilidade 1 Mediante o pagamento de uma taxa de publicação adicional, a versão final do artigo em inglês (com qualidade tradução profissional) pode ser publicada num livro editado por uma reputada editora científica internacional (a ser proposto à ISI e à Scopus para indexação). Os autores ficam ainda com a possibilidade de publicar no livro de atas (com ISBN) do congresso, o artigo numa versão mais reduzida (2 páginas) e na língua original.

Possibilidade 2: Publicação do artigo completo no livro de atas do congresso (com ISBN), na língua original.


2.Opção B – Submissão de um mini artigo (mínimo 2 - máximo 4 pág.) Em qualquer das línguas do congresso (português; espanhol; italiano; inglês), será publicado no livro de atas (com ISBN). Uma vez aceite, a inclusão de cada artigo curto implica a inscrição no congresso de, pelo menos, um dos autores. Os trabalhos aceites serão apresentados como póster.


Processo de revisão

Todos os trabalhos submetidos serão sujeitos a um processo de revisão cega dupla efectuada no mínimo por dois membros do Comissão Científica do CIMODE. Os critérios de revisão serão os seguintes
- Novidade
- Nível da contribuição
- Validade das conclusões
- Perspetiva industrial ou aplicada
- Qualidades formais da contribuição.

1ª fase: Os autores submetem eletronicamente os artigos numa das duas categorias (artigo completo ou mini-artigo), em qualquer uma das línguas do congresso. Os artigos devem ser enviados em  PDF não-encriptado ("unsecured"). Nesta fase os artigos NÃO DEVEM CONTER QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS AUTORES OU QUAISQUER OUTROS ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO.

2ª fase: É publicado o resultado da 1ª fase de revisão e é aberta a submissão eletrónica para a versão final dos artigos aprovados. A submissão final é feita do seguinte modo:

Os trabalhos aprovados, e já incorporando os pedidos de revisão feitos pela comissão científica, devem ser de novo submetidos em versões "camera-ready" (pdf) e em formato Microsoft Word. Deverá agora ser incluída a informação sobre a autoria do artigo. Será ainda necessário enviar um formulário respeitante a direitos de autor, que será oportunamente disponibilizado.

Por cada participante registado, serão incluídos no congresso no máximo duas comunicações, exceto no caso de estudantes registados, os quais apenas poderão apresentar uma. Esses participantes podem ser co-autores de outros trabalhos, desde que esses trabalhos estejam associados a outro registo.

Por cada artigo adicional serão cobrados os valores constantes na tabela apresentada aqui.

Cada artigo pode ter no máximo cinco (5) co-autores.

Todos os trabalhos aceites serão publicados desde que sejam recebidos dentro do prazo apropriado e estejam conforme as normas de formatação definidas. Artigos completos aceites na 1ª fase podem ser rejeitados na 2ª fase caso a tradução para inglês não apresente qualidade adequada. De igual modo, os trabalhos que não estejam devidamente formatados de acordo com as regras de formatação do Congresso podem ser rejeitados.

 

Notas importantes:
• A inclusão dos artigos aceites nas publicações do CIMODE pressupõe que os autores se comprometem a apresentar os respectivos trabalhos no mesmo. Caso o não façam, e não avisem com a devida antecedência (até um mês antes do congresso), ficarão impedidos de publicar um novo artigo nas edições seguintes do evento.

• Tendo em consideração a limitação dos tempos disponíveis para as apresentações orais, alguns autores podem ser convidados a apresentar o seu trabalho sob a forma de poster .

• Pelo menos um dos autores deve estar registado até à data limite assinalada no quadro de registos. Se nenhum dos autores estiver inscrito até essa data, o artigo será, automaticamente, removido do programa e das publicações.

• Todos os artigos que não estiverem dentro dos mínimos e dos máximos de número de páginas estipulados serão rejeitados.


As obras publicadas neste congresso serão disponibilizadas em acesso aberto, no site do congresso, após a realização do mesmo, e são licenciadas com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.

 

Licença Creative Commons


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