Museu da Graciosa expõe projeto Residência Criativa 2015

Texto e imagens: RTP, notícia

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) inaugurou ontem, 4 de outubro, no Museu da Graciosa, a exposição 'Residência Criativa 2015'. 

A exposição contempla os trabalhos resultantes da terceira edição da 'Residência Criativa', que decorreu em 2015 nas ilhas Terceira e Graciosa, promovida por aquele organismo dependente da Vice-Presidência do Governo, em parceria com o Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, com o objetivo de criar uma linha de produtos com visibilidade no mercado nacional e internacional. 

A coleção pretende valorizar o bordado tradicional a branco sobre linho e outros produtos artesanais de diferentes materiais, como a pedra de basalto, a madeira, o vime e os trabalhos em patchwork, em escama de peixe e palha de trigo. 

O bordado a branco, produto certificado pela marca coletiva Artesanato dos Açores, típico das ilhas Terceira e Graciosa, serviu de mote à residência, da qual resultou uma coleção de vestuário, acessórios de moda masculina e feminina e peças de mobiliário. 

O projeto envolveu a participação de 10 artesãos e associações das ilhas Terceira, Graciosa, São Miguel, Santa Maria e Pico. 

A exposição inaugurada na sala de eventos do Museu da Graciosa, estará patente ao público até 26 de outubro, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.



mais notícias...