Alessandra Vaccari  Senior researcher at the University IUAV of Venice, where she teaches Fashion History and Theory. Her main field of research consists of early 20th century fashion history and contemporary self-reliant fashion design. On fashion and modernism she published several articles and books, including Fashion at the Time of Fascism. Italian Modernist Lifestyle: 1922-1943, co-edited with Mario Lupano (2009). On self-reliant fashion she developed the idea of an international forum of Self-reliant Fashion Design–Politics and Practices in Fashion Design (organised with Vicky Salías, Buenos Aires 2010); and wrote La moda in tempo di crisi. Il movimento argentino del design indipendente in the book series Abito e identità (Vol. X, 2010).
Alexandra Cruchinho Professora Adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (1975). Investigadora do CIEBA (Centro de Investigação em Belas Artes) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, desde 2007. Doutorada em Gestão e Design pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho com Dissertação sobre o tema: Design – A construção contínua de competências. Concluiu com aprovação por unanimidade, em Dezembro de 2009.
Ana Claudia Mei Alves de Oliveira Pós-Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. É membro fundador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), no qual atua como co-diretora desde 1994 com Eric Landowski (CNRS/Paris). É Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde coordena pesquisas e ministra cursos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, no eixo teórico da Semiótica, na abordagem de textos da Comunicação e das Artes.
Ana Cristina Broega Doutora em Engenharia Têxtil – Física Têxtil (Ramo: Conforto) e Mestre em Design e Marketing Têxtil pela Universidade do Minho; É professora auxiliar da Universidade do Minho, atuando nos cursos de 1º ciclo em Design e Marketing da Moda e no Mestrado em Design e Marketing nas disciplinas: Design de Vestuário, Design de Acessórios de Moda (Calçado), Preparação de Coleções e Conforto e Fisiologia de Vestuário. É investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho desde 1997.
Ana Ferreira Ramos Arquiteta; Mestre em Engenharia Civil (especialidade de Construções) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; Doutora em Engenharia Civil, especialidade de Construções, pela Universidade de Coimbra; Coordenou dois projetos de investigação na área da educação: projeto "A Relação entre o Aproveitamento no Ensino Secundário e no Ensino Superior" - Politécnica e projeto "AIA |Acolher, Integrar e Acompanhar" - POCI 2010; É Coordenadora Institucional do Processo de Bolonha no Instituto Politécnico de Castelo Branco (onde é docente desde 1998).
Ana Mery Shebe De Carli Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Especialista em Artes Visuais. Professora e Diretora do Centro de Artes e Arquitetura - Campus 8/Cidade das Artes e Coordenadora do Programa Institucional-Campus 8/Cidade das Artes da Universidade de Caxias do Sul(UCS/RS).
Ana Paula de Miranda Doutora em Administração de Empresas pela FEA/USP; Professora da Universidade Federal de Pernambuco/CAA; Diretora de Negócios da Modus – Marketing & Semiótica.
André Robic Diretor executivo do IBModa (Instituto Brasileiro de Moda), presidente do I-Moda (Instituto de Estudos e Desenvolvimento da Moda), organizador do Congresso Brasileiro de Negócios da Moda. Doutor e Mestre em Administração pela USP (Universidade de São Paulo), graduado em Agronomia (ESALQ/USP), especializado em Administração (FGV/SP) e em Marketing (ESPM/SP), é professor da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado)/SP e professor convidado em  cursos de Gestão e Moda em diversas instituições de ensino brasileiras.
Carol Garcia Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Professora do SENAC/SP e Universidade Anhembi Morumbi; Diretora da Modus – Marketing & Semiótica.
Claudia Regina Garcia Vicentini Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, na graduação e mestrado em Têxtil e Moda, na área de design. Engenheira têxtil – FEI. É Doutora em engenharia mecânica pela UNICAMP e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.
Cristiane Mesquita Doutora em Psicologia pelo Núcleo de Subjetividades Contemporâneas (PUC-SP, 2008); professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Design na Universidade Anhembi Morumbi/SP.
Elisabeth Murilho da Silva Doutora em Ciências Sociais - Antropologia. Professora do Departamento de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora dos temas: juventude, cultura juvenil e moda.
Evelise Anicet Rüthschilling Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de graduação em Artes Visuais e Design, no Mestrado em Design - PGDESIGN-UFRGS. Coordena o Núcleo de Design de Superfície da UFRGS. UFRGS – Núcleo de design de Superfície.
Fausto Roberto Poço Viana Professor Doutor e Livre docente do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Francisca Raimunda Nogueira Mendes Graduada em História pela Faculdade de Filosofia D.Aureliano Matos-FAFIDAM/UECE (2000). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduaçao em Sociologia da Universidade Federal do Ceará/UFC (Agosto/2004), onde também concluiu o Doutorado em 2009. Tem experiência no ensino de Antropologia, tendo atuado como professora substituta na UFC (2003-2005). Realiza pesquisas sobre o artesanato cearense. Membro do Laboratório de Estudos da Oralidade-LEO (UFC). Professora Adjunto II do Curso de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve pesquisas sobre a moda cearense e orienta trabalhos na área de história da moda, da indumentária e consumo, entre outros. Atualmente, também ocupa o cargo de vice-coordenadora do curso de graduação e co-tutora do Programa PET
Giulia Ceriani semiotician, is president of baba, a market research and scenarios institute. Phd in Sciences of Language (EHESS, Paris), Ceriani is professor of Advertising Communication and Communication and Consumption at Siena University. Main publishings: Moda: Regole e rappresentazioni (Franco Angeli, 1994) ; Marketing Moving: l’approccio semiotico (Franco Angeli, 2001); Il dispositivo ritmico (Meltemi, 2004); Hot spots    e sfere di cristallo. Marketing della tendenza e ricerca semiotica (Franco Angeli 2007) Imperfezioni (with E.Landowski, eds., et.al. edizioni, 2010)
Helena Katz Crítica de dança desde 1977, graduou-se em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ em 1971, e doutorou-se no Programa em Comunicação e Semiótica da PUC-SP em 1994. É professora na PUC-SP. Desde 2001, em parceria com Christine Greiner, desenvolve a Teoria Corpomídia. Como crítica de dança, trabalhou no Jornal da Tarde (1977), Folha de São Paulo (1978-1986) e, desde 1986, atua no jornal O Estado de S. Paulo.
Isabel Marcos estudou e trabalhou em investigação em Lisboa, Paris (França), Aarhus (Dinamarca) e Québec (Canada), é atualmente Investigadora Auxiliar e Membro integrado doutorado do e-GEO (Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas FCSH da Universidade Nova de Lisboa. É Vice-Presidente da Associação Internacional de Semiótica Visual AISV, Doutora em Semiótica 1996 pela Universidade de Aarhus (Centro de investigação em Semiótica) – Dinamarca e Doutora em Ciências da Comunicação 1999, especialidade de Comunicação e Linguagem pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa – Portugal, é ainda Licenciada em Arquitetura 1989 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Isabel Marcos é autora de numerosos artigos, livros e proferiu comunicações publicadas em França, Noruega, Rússia, Brasil, Suíça, Dinamarca, EUA, Espanha, Canada, Portugal e na Web. É Guest-Editor de dois números da revista DEGRES (web of science) e da revista ELSA na área da semiótica visual, foi Chair do congresso Regional Europeu da AISV2011. A coordenação dos seus objetivos académicos tem sido guiada pela investigação, formação e docência de matriz técnica e metodológica orientada para a teorização em Design, Arquitetura e urbanismo com recurso à Semiótica morfodinâmica do espaço e às da Ciências da comunicação.
Isabella Pezzini è professore di Filosofia e Teoria dei linguaggi presso il Dipartimento di Comunicazione e Ricerca Sociale dell’Università di Roma La Sapienza, dove insegna Semiotica. E’ presidente dell’Associazione Italiana di Studi Semiotici, fa parte della redazione di Versus.Quaderni di studi semiotici, di E/C e di Lexia. Si è occupata dello sviluppo teorico della semiotica, di analisi testuale, dei linguaggi dei media, di semiotica dello spazio e della cultura, con studi sulle forme espressive della contemporaneità e l’immaginario dei consumi.
Joana Bosak de Figueiredo é Mestre em História e Dra. Em Literatura Comparada. Professora convidada em cursos de pos-graduação em Moda no SENAC, na UNISINOS e na UBA - Argentina.
Professora em cursos de Literatura e História, atualmente cursa estudos de pos-doutoramento articulando Moda, História e Literatura no Rio da Prata dos Oitocentos.
Joana Cunha Doutora em Engenharia Têxtil – Design e Marketing pela Universidade do Minho; Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho. É professora auxiliar da Universidade do Minho, atuando nos cursos de 1º ciclo em Design e Marketing da Moda e no Mestrado em Design e Marketing. É directora do Mestrado em Design e Marketing desde 2008 e investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho desde 1996.
Jorge Lozano é semiólogo e Professor Catedrático de Teoria Geral da Informação na Universidade Complutense de Madrid (UCM), para além de professor de Semiótica da Moda na Universidade de Veneza. Diretor do Grupo de Estudios de Semiótica de la Cultura (GESC) da Fundación Instituto Universitario Ortega y Gasset, é um reconhecido especialista em Semiótica da Moda e da Cultura,   e em Análise do Discurso. É autor da Introdução, Seleção e Notas a J. Lotman y Escuela de Tartu. Semiótica de la Cultura (Cátedra, Madrid) e do livro El Discurso Histórico (Alianza Edit), com prólogo de Umberto Eco.
José Jorge Boueri è Arquiteto Urbanista, Designer e Administrador de Empresas, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Professor Titular pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Desde 1980 é professor da FAU USP e 2005 da EACH USP Leste. Atualmente é Diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
Kathia Castilho Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Presidente da ABEPEM – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda. Dirige o grupo de estudos Moda, Cidade e Consumo no Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) na PUC/SP. É pesquisadora convidada do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais da ECO-UFRJ. Dirige a editora Estação das Letras e Cores.
Katja Tschimmel é licenciada e doutorada em Design e tem um Mestrado em Criatividade Aplicada. Leciona na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e como Guest Professor na Pós-Graduação em Marketing Management na EGP-UPBS. Apresenta o seu trabalho de investigação em conferências nacionais e internacionais, publica regularmente na área da criatividade e do design, tendo publicado recentemente o livro Processos Criativos. A emergência de ideias na perspetiva sistémica da criatividade (Ed. ESAD). É sócio-gerente de NA’MENTE – Consultoria e Formação em Pensamento Criativo, e fundadora do evento MINDSHAKE.
Luciane Robic Diretora de Marketing e Professora do IBModa – Instituto Brasileiro de Moda. Atuou como executiva na área de marketing em várias empresas, entre elas Simonsen Associados, Porto Seguro e Johnson & Johnson. Graduada em comunicação pela ESPM, tem especialização em Visual Merchandising pelo FIT/New York University/USA, é mestre em Administração de Empresas pela PUC/SP é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP Atua há quase 20 anos como professora nos cursos de Graduação e MBA em destacadas instituições de ensino no país.
Mara Rubia Sant´Anna Doutora em História, professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Bacharelado em Moda e no Mestrado em História. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa "Moda e Sociedade" e dirige grupo de pesquisa do CNPq sob o mesmo título. É professora associada da Université de Strasbourg - France.
Maria do Carmo Teixeira Rainho Professora do Bacharelado em Design de Moda da Faculdade Senai-Cetiq e pesquisadora do Arquivo Nacional. Doutora em História Social pela UFF e mestra em História Social da Cultura pela Puc-Rio.  É autora de livros e artigos relacionados à história da moda no Rio de Janeiro,  teoria da moda, moda e cultura visual. Integra o Grupo de Pesquisa do CNPq "Moda, cultura e historicidade".
Marcelo Machado Martins Doutor e Mestre em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH-USP. Membro da comissão organizadora do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP. Professor da Universidade Rural de Pernambuco.
Márcia M. Couto Mello Doutora em Arquitetura e Urbanisnmo (UFBA). Coordenadora e professora dos Cursos de Especialização em Moda, Artes e Contemporaneidade e Graduação Tecnológica em Design de Moda na Universidade Salvador(UNIFACS). Professora pesquisadora do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Arquitetura e Urbansmo, vinculado ao PPG em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS). Autora de diversos textos publicados em edições nacionais e internacionais.
Márcia Merlo Doutora em Ciências Sociais – Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997); graduada em Licenciatura Plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), graduação em Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Professora e pesquisadora do PPG em Design - Mestrado da Anhembi Morumbi. Atua como líder do Grupo de Pesquisa: Museu da Indumentária e da Moda e como coordenadora geral do MIMO – Museu da Indumentária e da Moda. É pesquisadora na Linha de Pesquisa: Design, Arte e Moda - inter-relações do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Mestrado em Design da Anhembi Morumbi. Coordena os projetos de pesquisa Design e sociedade: itinerário antropológico e Design e cultura: experiências museológicas no meio digital; o Laboratório de Design da Indumentária e da Moda (LADIM); e o grupo de estudos Design, Memória & Sociedade o Mestrado em Design Anhembi Morumbi. Integra o úcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Dsign de Moda e orienta projetos de conclusão de curso e Design de Moda da Escola de Artes, Arquitetura, Designe Moda da Universidade Anhembi-Morumbi. Sa pesquisa envolve os seguintes temas: teia e história do design, metodologia da esquisa em design, design e cultura, desin e antropologia, design e moda, memória e história, etnografia, cultura brasileira.
Maria Claudia Bonadio Doutora em História pela Unicamp. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Senac na área de Design de Moda. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Moda, cultura e historicidade".
Maria Cristina Volpi Nacif Pós-doutora em Ciência da Literatura, UFRJ, Doutora em História Social, UFF. Professora e pesquisadora na área de história do vestuário do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Núcleo Interdisciplinar do Estudo da Imagem e do Objeto/NIO, atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/EBA/UFRJ.
Maria de Fátima da S. C. G. de Mattos Doutora em Artes pela ECA/USP e Mestre em História e Cultura pela FHDSS/UNESP. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Moura Lacerda (Rib.Preto/SP) na área de Educação, Arte e Cultura. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Moda, cultura e historicidade" (SENAC).
Maria Eduarda Araujo Guimarães Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é docente do curso de Design de Moda do Centro Universitário SENAC.
Maria Lucia Bueno Graduação (1983) e mestrado(1991) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Pos-doutorados: Instituto de Artes da UNICAMP ( 1996- 1999), Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales ( 1999-2000 e 2001-2002) e Departamento de sociologia da Université Paris-Est/ Marne La Vallée ( 2006 ). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Mário de Araujo Graduated in Textile Technology at the University of Manchester (UK) in 1971 and in Management at the University of Salford (UK) in 1972. In 1978 was awarded the degree of PhD for work in the field of Physical Properties of Fibrous Structures at the University of Strathclyde (UK), in 1983 was conferred the title of Agregação (higher doctorate/ habilitation) by the University of Minho (Portugal), in 1985 was elected Fellow of the Textile Institute (UK), in 2001 was awarded a Honorary Doctorate by the Technical University of Iasi (Romania), in 2003 conferred the title of Honorary Professor at Heriot-Watt University in Edinburgh (UK) and in 2010 The AUTEX 2010 Lifetime Achievements Award (international). He was co-responsible for setting up education and research in textiles (1975) and design (1989) at the University of Minho, Portugal, having pursued his carrier at Minho to become Professor of Textile Engineering in 1985 and Dean of Engineering in 1989. He has been visiting professor at many universities worldwide. He is in the editorial/ scientific advisory board of a number of major scientific journals. He is the author or co-author of 13 textbooks, over 100 technical papers, and of over 300 presentations of original work at international scientific and technical meetings. He is the joint holder of 6 patents.
Marizilda dos Santos Menezes Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU/US e Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos/ USP. É professora titular da UNESP/Bauru (SP) e  Coordenadora do Programa de pós-graduação em Design/FAAC/UNESP.
Mônica Moura Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Artes Visuais e Licenciada em Educação Artística (Arte-Educação) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É Professora Assistente Doutora e Pesquisadora em Design no Programa de Pós Graduação e no Departamento em Design da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Patrizia Calefato Associate Professor at the Università degli studi di Bari “Aldo Moro”, Department of “Lettere Lingue Arti: Italianistica e Culture comparate”, Faculty of “Lingue e Letterature straniere”.
Affiliated professor at Stockholms Universitet, center for Fashion Studies.Fields of interest: Social dimension of language, Fashion studies, Sociosemiotics, Cultural studies, Feminist studies, Audiovisual media studies. Her recent researches cover subjects as: the clothed body; luxury; the relationships between fashion and time; écriture and the new media.
Pierluigi Cervelli is Research Professor of Semiotics and Consumption Semiotics at the Faculty of Political Sciences, Sociology and Communication studies, University of Roma La Sapienza, Italy. He is a member of the Sapienza Design Research center of the Sapienza University. He holds a Ph.D. in Semiotics and Psychology of symbolic communication from the University of Siena (2007). In 2010 he was visitng professor at the Pontificia Universidade Catolica of Saõ Paulo (Br). His work is focused on urban space practices and on the relation between space and cultural marginality, in particular about urban outskirts, migrations, globalisation.
Raul Cunca Doutor em design de equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Mestre em design industrial pela Domus Academy de Milão. É desde 1994 Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Professor visitante do Master em design industrial da Facoltà di Architettura da Sapienza Università di Roma. Membro de várias Comissões Científicas, destando-se com Referee do periódico diid_disegno industrial industrial design e membro do painel internacional de Referees do Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca – MIUR, Itália. São da sua autoria os livros Territórios Híbridos, UL-FBA, 2006 e A Magia da Polaroid - Colecção Raul Cunca —The Magic of Polaroid – Raul Cunca Collection , Casa da Cerca, publicado em 2012.
Regina Root  Class of 1963 Term Distinguished Associate Professor of Modern Languages and Literatures. Professor Root’s research links textile production, fashion, sustainability, and cultural policy. She teaches Hispanic Studies as a member of the Department of Modern Languages and Literatures and is a core faculty member of the Environmental Science and Policy, Latin American Studies, and Sharpe Community Scholars programs. Root is frequently interviewed by the international press, and a television channel in Colombia dedicated a half-hour television show to her research. The program highlighted Root’s role as president ad honorem of the research council of Ixel Moda (Latin America’s fashion congress that attracts designers and academics from around the globe), and her work on sustainable design practices. Root’s book, Couture and Consensus: Fashion and Politics in Postcolonial Argentina (University of Minnesota Press, 2010), received Honorable Mention in the 2011 Arthur P. Whitaker Prize competition for best book by the Middle Atlantic Council of Latin American Studies (MACLAS). Editor of The Latin American Fashion Reader, an assessment of the influence of Latin American culture on global fashion trends, Root has served as a reviewer or consultant for various agencies, museums, non-governmental organizations, and publishers. Root earned her doctorate in Hispanic languages and literatures at the University of California, Berkeley.
Renata Pitombo Cidreira é Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2003), onde também fez o mestrado (1997) e graduou-se em jornalismo (1992). Em 2011 fez pós-doutorado em sociologia no Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano, da Université René Descartes (Paris V – Sorbonne), onde também cumpriu estágio doutoral em 2001. Entre 2003 e 2006 coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção de Moda da FTC Salvador, onde liderou o grupo de pesquisa Moda Mídia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e líder do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (UFRB), cadastrado no Cnpq. Também atua na Pós-Graduação em Moda, Artes e Contemporaneidades (UNIFACS) e no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), além de participar como pesquisadora do grupo Estética e existência (UFBA), cadastrado no Cnpq. É autora dos livros A sagração da aparência (EDUFBA, 2011) e Os sentidos da moda (Annablume, 2005). E-mail: pitomboc@yahoo.com.br.
Rita Andrade é professora do programa de pós-graduação em arte e cultura visual e da graduação em design de moda da faculdade de artes visuais/ufg. Mestre em história dos tecidos e do vestuário (universidade de southampton) e doutora em história cultural (puc/sp). Investiga historias sobre roupas e tecidos em sua circulação social, como artefatos da cultura material e das visualidades.
Rita Ribeiro holds a PhD in Sociology and a MA in Anthropology.  She is Assistant Professor at the Department of Sociology, Institute of Social Sciences, University of Minho, and member of CICS – Research Centre for the Social Sciences. Her main fields of research are identity studies, cultural policies, and consumption studies.
Rosane Preciosa Doutora em Psicologia pelo Núcleo de Subjetividades Contemporâneas (PUC-SP, 2002); professora do bacharelado interdisciplinar de Artes e Design da UFJF.
Rui A. L. Miguel has a PhD degree in Textile Engineering by the University of Beira Interior (UBI). He is Associate Professor, Head of the Textile and Fashion Department of UBI and Director of Master Program in Branding and Fashion Design. He is researcher in the Textile and Paper Research Unit of UBI and worked at CSIC-Barcelona in the field of fabric mechanics and performance. He is author of several papers and projects in textile physics, smart clothing and fashion design areas.
Solange Wajman Doutora em Sciences Sociales pela Universidade René Descartes, Sorbonne (1994) com pesquisa de Pós Doutorado (2009) na Escola Superior de Teatro e cinema de Lisboa (ESTC). Docente da Universidade Paulista (UNIP) do Mestrado em Comunicação.
Suzana Barreto Martins Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Pós-doutora em Design Sustentável pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Ergonomia pela Universidade Nacional Autônoma do México; é Designer Industrial e especialista em Materiais e Processos Têxteis. Professora da Universidade Estadual de Londrina.
Sylvia Demetresco é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Professora de Visual Merchandising na École Supérieure en Visual Merchandising Design, em Vevey, na Suíça; editora da revista internacional INSPIRATION. Fundadora do IMB, Instituto Merchandising Brasil.
Teresa Franqueira Doutorada em Design pelo Politecnico di Milano, mestre em Design Industrial pela FEUP / ESAD, pós-graduada em Design Industrial pela Glasgow School of Art / CPD e licenciada em Design de Equipamento pela ESAD Matosinhos. Desenvolveu actividade de investigação com Ezio Manzini no Politecnico di Milano (2006 a 2009), onde também leccionou durante esse período. É docente na Universidade de Aveiro e membro da Comissão Executiva do Departamento de Comunicação e Arte da UA. É investigadora na Unidade de Investigação ID+ (UA.UP) e coordenadora do ID+ DESIS Lab, laboratório da rede internacional DESIS – Design for Social Innovation and Sustainability.
Valter Carlos Cardim Licenciado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com equivalência do grau pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, pós-graduado em Design de Produtos e Equipamento pela Universidade do Porto, especializado em Design Diretion pela Domus Academy de Milão, MBA em Gestão do Design pelo Instituto das Ciências e do Trabalho (ISCTE), Doutorado em Antropologia - Ramo Cultural e Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a tese: “Fashion, Design, Cultura e Identidade, A Costura Social da Moda em Portugal nos Séculos XIX e XX. Professor Associado na Escola Superior de Design do IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, coordenador da Área Científica de Publicidade e do Mestrado em Publicidade.
Zara Pinto-Coelho Department of Communication, Communication and Society Research Centre (CECS), University of Minho, Portugal, PhD in Semiotics of Communication, Assistant Professor in the Department of Communication Sciences, Minho University, Portugal. Director of the research strand Language and social Interaction at the Communication and Society Research Centre, University of Minho. Has done research on discourse and drugs' prevention, discourse and gender, heterosexuality and visual ads in women's magazines.

 


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