Direcção de mestrado: Cristina Broega

 

Mestrado em Design de Comunicação de Moda

Objectivos

A moda é criação e comunicação. A comunicação de moda assume múltiplas formas que interagem para criar e desenvolver a imagem de moda da marca: do catálogo ao cartaz, da embalagem ao site,  do showroom ao evento de moda e do stand de feira à da montra e ao expositor, todos os elementos se conjugam. A construção da comunicação de moda requer produtos e técnicas de comunicação avançadas para que as marcas de moda atinjam notoriedade e prestígio internacional.
O Mestrado em Comunicação de Moda propõe a formação pós-graduada especializada em dois ramos:

a) Comunicação Gráfica e Multimédia, focalizada nos produtos de comunicação como catálogos, catazes, sites entre outros;
b) Merchandising de Moda, cujo alvo é a apresentação física das propostas de moda em showrooms, feiras internacionais, eventos de moda e no ponto de venda.

O curso de Mestrado em Comunicação de Moda corresponde às necessidades de formação superior especializada de 2º ciclo e decorre das actuais condições do mercado global de produtos de moda.

Os objectivos principais do curso são:

  • Complementar a formação específica dos licenciados em Design e Marketing de Moda, Design de Comunicação e outras licenciaturas afins, conferindo formação especializada em Comunicação de Moda;
  • Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Comunicação de Moda, correspondente às necessidades de comunicação nos múltiplos media e situações de comunicação em presença e à distância, características do negócio de moda;
  • Dinamizar a formação de equipa multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de criação e apresentação dos produtos e marcas de moda aos seus públicos-alvo em particular e à comunidade internacional da moda em geral, de forma valorizante e prestigiante para indústria da moda portuguesa;
  • Criar condições de desenvolvimento de actividades de I&D na área da comunicação de moda, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram.

Plano de estudos

 O Quadro 1 apresenta a estrutura geral do Mestrado em Design de Comunicação de Moda..

Quadro 1 – Estrutura Geral do Mestrado em Design de Comunicação de Moda

 

1º Semestre
SIGLA
ECTS
2º Semestre
SIGLA
ECTS
Marketing e Gestão Internacional do Negócio de Moda
MGINM
5
Criação de Marcas de Mercado
CMM
7
Comunicação de Colecções
CC
6
Design para a Comunicação de Produtos de Moda II
 
DCPM II
7
Design para a Comunicação de Produtos de Moda I
 
DCPM I
6
Projecto em Design de Comunicação de Moda I
 
PCM II
10
Projecto em Design de Comunicação de Moda I
 
PCM I
7
Opção 1
Comércio Electrónico
CE
6
Opção 1
Comunicação no Ponto de Venda
TM
6
Opção 2
Merchandising Visual
MV
6
Opção 2
Tecnologias Multimédia
CPV
6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3º Semestre
 
 
4º Semestre
 
 
Metodologias de Investigação
MI
5
Dissertação
D
30
Dissertação
D
25
 
 
 

Método de ensino/aprendizagem

Ensino por projecto, estruturado em projectos integrados com criação de produtos e portfólio (integração das duas áreas de especialização).


Destinatários

Licenciados, ou portadores de licenciaturas afins, em:
Design e Marketing de Moda, Design de Moda, Design Têxtil, Design de Comunicação, Design Gráfico, Web Design, Design de Equipamento, Design de Produto, Design de Interiores, Arquitectura, Comunicação, Marketing, Merchandising, Comunicação Social, Jornalismo


Duração do curso

4 semestres, 120 créditos
A conclusão dos 2 semestres escolares confere o Diploma de Especialização


Número de vagas

30 (15 por opção).


Local de funcionamento

Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães


Candidaturas

Informação ainda indisponível.


Informações

Internet: www.design.uminho.pt
e-mail: cbroega@det.uminho.pt
Fax: +351 253510293